Líder do Governo na Alepe, Izaías Régis destaca avanços dos seis meses da gestão Raquel Lyra

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Izaías Régis governadora Raquel Lyra

O deputado Izaías Régis (PSDB), aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSDB), e desde fevereiro ocupando o papel de Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, falou sobre os primeiros seis meses de gestão da governadora. “Eu enxergo esse primeiro semestre, com um olhar de certeza, que temos em Raquel Lyra uma gestora extremamente capacitada e preparada para a função que está ocupando. São inúmeros problemas herdados, colocar a casa em ordem, não é fácil. Educação, saúde, estradas, segurança, todos esses setores carecendo de inúmeros investimentos, alguns em situação caótica. E ela tem buscado o equilíbrio das contas, para poder chegar na solução desses problemas, Temos, por exemplo, um aumento de folha de pagamento, de 2022 para 2023, de 3,5 bilhões de reais e um arrecadação menor em 3 bilhões de reais. Então, esses seis meses, estão sendo fundamentais para conhecer a estrutura, organizar e fazer com que a população sinta na ponta, os resultados dessa mudança de gestão.”

Ao falar sobre qual área, ele apontaria como destaque até agora, o parlamentar enumerou algumas ações e destacou o investimento em educação.

“Considero que a gestão da governadora Raquel Lyra vem atuando em todas as áreas. Ela dobrou o orçamento da Cultura para 2023 com a aprovação do plano de ação da Lei Paulo Gustavo, na saúde implantou 286 novos leitos em todo o estado, apenas de UTI’s pediátricas, são mais de 140, uma grande necessidade da população. Os índices de violência já apresentam queda, os números de janeiro a maio de homicídios foi 5,1% menores, em relação ao mesmo período de 2022, números que representam vidas poupadas. Com o Programa Morar Bem PE, já foram entregues 2,5 mil escrituras, entre outras ações. Porém, considero que o investimento em Educação é o grande destaque. O governo realizou a maior convocação de professores dos últimos dez anos, foram 2.907 profissionais. Também convocou analistas e assistentes administrativos. Nesta semana, anunciou a nomeação de 184 professores para a UPE. E criou o Juntos Pela Educação, maior programa de investimentos na educação pública municipal da história de Pernambuco, com investimentos de R$ 5,5 bilhões nos próximos quatro anos (2023 – 2026). Apenas neste primeiro semestre, a gestão Raquel Lyra já comprou quantidade maior de ônibus escolares do que todas as entregas somadas dos últimos dez anos. Foram 180 ônibus adquiridos. Ou seja, o compromisso com a melhora da educação como um todo, é visível.”

Indagado sobre o que ainda precisa melhorar na gestão estadual, Régis pontuou. “As dificuldades são as mesmas de qualquer gestão em fase inicial, a de conseguir atender aos anseios e demandas reprimidas da população. São muitos problemas herdados e uma grande expectativa criada. Mas, a governadora junto com a sua equipe tem feito um raio-x desse estado e vai com certeza solucionar os principais problemas com eficiência e eficácia para termos um estado desenvolvido e com melhor qualidade de vida para todos os pernambucanos e pernambucanas”.

COMENTÁRIOS