Parlamentares apresentam projeto para a criação da Tarifa Social de Água

Saiba mais informações clicando no link

Joel da Harpa Coronel Alberto Feitosa, Manoel Ferreira Romário Dias
Alívio para milhares de famílias pernambucanas. Joel da Harpa, em co – autoria com os deputados Coronel Alberto Feitosa, Manoel Ferreira e Romário Dias; apresentou projeto na Assembleia Legislativa para a criação Tarifa Social da Água. A ideia é proporcionar uma economia de até 79% nos valores pagos a Compesa, concessionária de água e esgoto do Governo do Estado de Pernambuco.

A Compesa havia criado a subcategoria tarifária “tarifa social” para o fornecimento de água (parágrafo único do artigo 53 do Regulamento Geral do Fornecimento de Água e da Coleta de Esgotos, aprovado pelo Decreto Estadual nº 18.251, de 21/12/1994, e alterações). A partir de agosto de 2021, a tarifa mínima residencial, paga por pernambucanos que consomem até 10m³ de água por mês, é R$ 50,50. Já a tarifa social para o mesmo consumo foi fixada em R$ 10,56, correspondente a um desconto de 79% sobre a tarifa normal.

Com a aprovação do projeto, a Tarifa Social  será concedida aos consumidores que consumam até 10 (dez) m3 de água e até 80 (oitenta) kWh e energia elétrica, média dos seis meses anteriores à concessão. Também é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal  e ter, entre os moradores, alguém que receba benefício de prestação continuada de assistência social, nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei Federal nº 8.742, de 1993.

COMENTÁRIOS