RADAR POLÍTICO (30/11) – PSB mira 1ª Secretaria da ALEPE

Saiba mais informações clicando no link

Rodrigo Novaes deputado Simone Santana Dannilo Godoy Aglailson Victor
ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Apesar de ter a maior bancada de deputados estaduais na próxima Legislatura, o PSB decidiu que não irá encarar a briga pela presidência da ALEPE, essa foi a informação passada ao Blog por uma fonte que participou ontem (29) da reunião realizada na sede do partido, no Recife, que reuniu os(as) deputados(as) socialistas. A sigla entende que é natural que o candidato à presidência seja um quadro alinhado com a futura governadora Raquel Lyra (PSDB),neste quesito destacam-se Álvaro Porto (PSDB) e Antônio Moraes (PP), no entanto, no PSB a busca por garantir importantes espaços na estrutura da Casa foi consenso. Estaria na mira do partido o comando de Comissões como a de Constituição, Legislação e Justiça; e de Finanças, além, é claro, da almejada 1ª Secretaria, segundo mais importante posto na Mesa Diretora.

Embora não tenham batido o martelo quanto a quem deverá ser o(a) candidato(a) do partido para a 1ª Secretaria, nomes como os de Aglailson Victor, Dannilo Godoy, Rodrigo Novaes e Simone Santana são lembrados como opções. O grande desafio neste momento para a sigla não é só o de escolher entre estes o que garanta a unidade interna, mas, sobretudo, aquele(a) que reúna competitividade suficiente para arregimentar votos em outros partidos, uma vez que sozinho, ainda que unido, faltaria ao PSB, que terá uma bancada de 13 parlamentares, 12 votos para chegar aos 25 e emplacar a 1ª Secretaria. Vale destacar que dentro do ninho socialista ainda existe otimismo quanto ao partido não perder a vaga de Diogo Moraes, o 14º, que por uma decisão do TSE favorável ao registro de candidatura de Lula Cabral (SD) estaria com a reeleição ameaçada.

Aglailson Victor, Dannilo Godoy, Eriberto Filho, França Hacker, Francismar, Delegada Gleide Angelo, Jarbas Filho, José Patriota, Rodrigo Farias, Rodrigo Novaes, Simone Santana e Waldemar Borges

Por sua vez, embora tenham pousado para foto tentando passar a imagem de união, não será surpresa alguma se dentro do PSB ocorrer mais de uma candidatura à 1ª Secretaria. Em 2015 o partido foi rachado para a disputa pelo mesmo posto tendo Lula Cabral e Diogo Moraes como concorrentes. Na época Diogo se sagrou vitorioso. Em 2019 outro episódio marcou uma divisão interna no PSB quando Aglailson Victor e Simone Santana concorreram à 1ª Vice-presidência, eleição que foi decidida a favor da parlamentar.

Vale lembrar que não é apenas o PSB que está de olho na 1ª Secretaria. Quadros do PL e PP, também estão interessados no cobiçado posto. A disputa pela ‘Prefeitura do Legislativo Estadual’ exigirá dos candidatos(as) bom trânsito e muita articulação.

CONFIRA AINDA:

Federação PT/PV/PC do B mira espaços na Mesa Diretora e Comissões da ALEPE

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS