Tag: Paulo Câmara

Ricardo Teobaldo ataca governador e defende Ferreiras
Em nota eviada à imprensa, o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) não poupou críticas ao governador Paulo Câmara e elogiou a atitude da família Ferreira e de seu grupo político de romper com a frente Popular. Confira:
"A posição do governo do Estado em relação à decisão que o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, o deputado estadual André Ferreira e todo seu grupo político mostra que o desespero está batendo à porta do Palácio do Campo das Princesas.
Está muito claro para o povo de Pernambuco a incoerência do governador Paulo Câmara e os seus aliados, quando afirmam que Anderson e André saíram porque estão em busca de um espaço majoritário, que não é verdade.
A verdade é que Anderson, André e todos que fazem o PSC tomaram a decisão certa, que é ajudar na construção de um novo Pernambuco.
Um Pernambuco que ofereça uma nova agenda social e econômica para a população e um governo que tenha liderança, que dialogue com a sociedade e volte ter presença e voz no cenário nacional."
Ricardo Teobaldo
Deputado Federal / Presidente do Podemos em PE. [...]

Fabíola Cabral mostra força e prestígio em evento
Em evento bastante prestigiado a pré-candidata a deputada estadual Fabiola Cabral (PP) comemorou, nesta quinta-feira (21), o seu aniversário. A festa foi organizada por seu pai, Lula Cabral, prefeito de Cabo de Santo Agostinho, na Fazenda Casa Branca, no bairro de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho.
Entre as autoridades presentes na festa estavam o governador Paulo Câmara, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), os deputados estaduais Everaldo Cabral, Eriberto Medeiros, Pr. Cleiton Collins e Claudiano Martins, além do prefeito de Joaquim Nabuco, Neto Barreto, o ex-prefeito de São José da Coroa Grande, Barbosa, os vereadores recifenses Eriberto Rafael e Missionária Michele Collins, vereadores do Cabo de Santo Agostinho e um grande público que lotou a casa de eventos.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

PSB se pronuncia sobre decisão da Família Ferreira romper com o governador
Em resposta a decisão da Família Ferreira, que comunicou o rompimento com o governador Paulo Câmara, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, enviou uma nota ao Blog Ponto de Vista. Confira:
NOTA DO PSB-PE
Nos últimos anos não faltou ao governador Paulo Câmara capacidade de dialogar com todas as forças políticas de Pernambuco. Nosso Estado se firma na Federação como um dos poucos que consegue atravessar a grave crise econômica causada pelos problemas vindos de Brasília, sem descuidar de importantes investimentos na segurança pública, na saúde e sobretudo na educação.
No processo eleitoral que se avizinha, o grupo familiar dos Ferreira enxerga apenas sua participação ocupando uma das vagas que disputará o Senado da República.
Diante disso, entendemos que o atual afastamento, depois de quarenta e dois meses de presença no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife, se dá unicamente no fato de termos demonstrado que não haverá espaço na futura chapa majoritária da Frente Popular para o referido grupo familiar, uma vez que não faz parte da história do nosso conjunto aceitar esse tipo de imposição.
Sileno Guedes
Presidente Estadual do PSB-PE [...]

Ferreiras rompem com Paulo Câmara
Em nota enviada à imprensa, o prefeito Jaboatão, Anderson Ferreira, e o deputado está estadual André Ferreira, presidente estadual do PSC, comunicam rompimento político com o governador Paulo Câmara.
Confira:
Há alguns meses o nosso grupo vem dialogando com vários segmentos da sociedade sobre a necessidade do Estado de Pernambuco iniciar um novo ciclo de mudança. A este Governo falta diálogo, capacidade administrativa e, principalmente, liderança.
Hoje a sociedade cobra coragem nas posições políticas. Nós temos essa coragem e fazemos política por convicção. Não concordamos com a prática do poder pelo poder e nem aceitamos um governo que seja refém da barganha. Que se submete a trocar cargos por apoio eleitoral e ainda interfere na vida orgânica de alguns partidos.
O nosso grupo faz parte de uma geração de políticos que tem compromisso com a verdadeira mudança. Sabemos o exato tamanho que temos e como podemos contribuir para um novo Pernambuco.
Queremos um Estado em que as pessoas se sintam protegidas e amparadas. Por vezes, fomos a público alertar sobre os problemas que vêm se acumulando e que este Governo não demonstra mais qualquer capacidade para resolvê-los.
Nos últimos três anos e meio procuramos colaborar da melhor forma possível com o Governo do Estado, mas, diante do que foi exposto, o nosso grupo político optou por tomou um novo caminho nas eleições deste ano em Pernambuco.
Anderson Ferreira
Prefeito de Jaboatão dos Guararapes
André Ferreira
Deputado estadual e presidente regional do PSC [...]

Radar Político (18/06) – PP e PR, duas pedras no caminho de André Ferreira
Está próxima do fim a novela envolvendo o PP de Eduardo da Fonte e o PR de Sebastião Oliveira. A permanência das duas siglas na Frente Popular, coalizão de partidos que apoia a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB), é esperada para ser definida durante esta semana. Os acertos para a renovação desta aliança passam pela ampliação do espaço destes partidos no Governo e a participação de um indicado deles na chapa majoritária. Um dos nomes ventilados é o de Sebastião Oliveira para a vice.
O bloco formado pelo PP e PR possuem 4 deputados federais, 16 estaduais e um verdadeiro exército de pré-candidatos a deputado estadual, além de um tempo de televisão bastante considerável. O temor de que todo este poderio engrossasse as fileiras da Oposição levou o governador a sentar-se à mesa com Da Fonte e Sebá para evitar a debandada. Isto terá reflexos no pré-candidato a senador André Ferreira (PSC).
Uma liderança ligada a um partido da Frente Popular, que prefere manter o nome em reserva, acredita que o acerto com o PP e PR acaba por definitivo a chance de André Ferreira figurar na chapa majoritária ao lado do governador. “Em um cenário no qual o PT se une à Frente Popular, já está definido que Jarbas e Humberto serão os candidatos ao Senado e um indicado do PP/PR irá para a vice. Já na hipótese de que o PT mantenha a candidatura própria, o PP e PR podem indicar não apenas a vice, mas também um dos senadores”, apontou.
Para esta mesma liderança, a forma como André tem se comportado na fase de pré-campanha, com acenos para a situação e oposição, não tem agradado ao Palácio. “O jogo que ele anda fazendo, realizando movimentos buscando se valorizar, não está sendo bem recebido. Ele pensa ser maior do que realmente é. Quem muito quer acaba não tendo nada”, criticou.
Nos bastidores o que se comenta é que o veto ao nome de André na chapa de Paulo não esteja apenas ligado à insatisfação do Palácio com o dirigente do PSC, mas incluso também no pacote de condições que o PP/PR colocou na mesa para permanecer na Frente Popular, já que existe uma forte rixa entre os Ferreiras com Eduardo da Fonte e Sebastião Oliveira.
Preterido da chapa de Paulo Câmara por conta de seus principais rivais, irá André Ferreira se submeter a um papel de mero figurante concorrendo à Câmara Federal pela Frente Popular ou buscará protagonismo concorrendo ao Senado pelo Bloco de Oposição liderado por Armando Monteiro?
A menos que o cenário político mude drasticamente, dificilmente André Ferreira será escalado para a chapa majoritária de Paulo Câmara, principalmente porque existem duas pedras no seu caminho: Eduardo da Fonte e Sebastião Oliveira.
Ninho socialista - Por meio da Fundação João Mangabeira, o PSB realiza nesta segunda e terça-feira (18 e 19), no Hotel Canariu’s, em Gravatá, o Seminário de Formação Política – Vereador (a) Presente. A abertura do evento ficará por conta de Sileno Guedes, presidente estadual da sigla. O governador Paulo Câmara e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, também participarão do encontro. Nas eleições de 2016 o PSB elegeu 340 vereadores em Pernambuco.
Aniversário - Nesta segunda-feira o comunicador e pré-candidato a deputado federal André Carvalho (PPS) comemora, ao lado de amigos e apoiadores de sua candidatura, mais um aniversário. A festa será no restaurante Sal & Brasa, no Recife.
Defesa da fé - Responsável pela Rádio Maranata FM, emissora líder de audiência no seguimento evangélico, André Carvalho busca reconquistar a cadeira que já foi ocupada por seu pai Salatiel Carvalho na Câmara Federal. Para isto, tem arregimentado apoios importantes, principalmente de líderes religiosos que acreditam que a sua eleição é importante para defender as pautas cristãs no Congresso Nacional.
Reforço em tanto - O pré-candidato a deputado estadual Aglailson Victor (PSB) ganhou um grande reforço ao seu projeto com a decisão da prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, de apoiá-lo. Em 2014 Débora apoiou Raquel Lyra a quem deu nada menos que 6 mil votos no município. Agora, com a decisão do seu opositor Dr. Whashington Cadete de não disputar uma vaga na ALEPE, a prefeita tem amplas condições de repassar de 7 a 8 mil votos para Aglailson Victor.
Rompimento 1 – O fantasma do rompimento entre vice-prefeito e prefeito chegou recentemente a duas cidades de Pernambuco. Uma delas é Cumaru, no Agreste Setentrional. Lá, a vice-prefeita Nadjane Peixoto (PC do B) não só quebrou os laços com a prefeita Mariana Medeiros (PP), como também anunciou a sua candidatura à deputada estadual em dobradinha com Luciana Santos para federal. Por sua vez, a prefeita marchará com o seu esposo Eriberto Medeiros para federal e Zé Maurício para estadual.
Rompimento 2 – Já no município de Tamandaré, no Litoral Sul, o vice-prefeito Mundinho já não faz mais parte da base do prefeito Sérgio Hacker (PSB). Ele decidiu seguir carreira solo e apoiar Manoel Gerônimo para deputado estadual, enquanto que o prefeito irá com Clodoaldo Magalhães, deputado mais votado em 2014 no município, obtendo naquela ocasião mais de 4.600 votos, o que representou nada menos que 41% dos votos válidos.
Céu de Brigadeiro – Poucos deputados estaduais do PSB caminham para uma eleição tão tranquila quanto Nilton Mota. Com um exército de 9 prefeitos (Surubim, São José do Egito, Casinhas, Riacho das Almas, Frei Miguelinho, Santa Maria, Vertente do Lério, Salgadinho e Vertentes), além de apoios em outros municípios, inclusive no Recife, cidade que lhe garantiu na eleição de 2014 mais de 21 mil votos, Nilton deve se reeleger superando com facilidade a barreira dos 60 mil votos.
Aproveitando - Às vésperas da data em que terá que se desincompatibilizar do cargo para disputar um mandato de deputada estadual, a delegada Gleide Ângelo tem realizado uma verdadeira maratona de palestras nos mais diversos municípios do estado. Gestora do Departamento da Mulher, Gleide estará amanhã (19) em São José da Coroa Grande para realizar palestras sobre “Violência Familiar, Feminicídio e Justiça”.
Liderança - Marcos Eduardo, conhecido por Dudu, membro do diretório municipal do PSB em Igarassu, tem sido um excelente reforço às candidaturas de Cal Volia (estadual) e Tadeu Alencar (federal) no município. Bem articulado e com serviços prestados à população, Dudu tem conseguido angariar importantes apoios para os seus candidatos em Igarassu.
[...]

Adilson Gomes – Paulo Câmara e João Campos prestigiam evento de pré-candidato
Ao som de muito forró o pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Adilson Gomes, realiza, neste momento, um almoço de adesão com amigos e simpatizantes de sua candidatura.
Bastante prestigiado, o evento, que ocorre em uma casa de recepções na rua dos Palmares, no Bairro de Santo Amaro, no Recife, já registrou as passagens do governador Paulo Câmara, do chefe da assessoria especial, Antônio Figueira, do deputado estadual Nilton Mota, além do pré-candidato a deputado federal João Campos, do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, Alberto Machado (ex-prefeito de Sirinhaém), Camila Machado (vice-prefeita se Sirinhaém) e o vereador recifense Hélio da Guabiraba (PRTB).
Identificado como uma figura de respeito e que conseguiu construir uma relação de amizade com toda a classe política do estado, Adilson se apresenta como opção para os incontáveis amigos que adquiriu ao longo de sua trajetória politico/partidária.
Coordenador das campanhas de Arraes, Eduardo Campos e Paulo Câmara ao Governo do Estado, o socialista conhece como poucos os 184 municípios pernambucanos e deve utilizar esse know how ao seu favor para conquistar o voto e disputar com competitividade uma vaga no parlamento estadual.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Pesquisa – Disputa para governo está empatada, diz o Diário de Pernambuco
A pesquisa estimulada de primeiro turno para governador de Pernambuco apresenta um empate técnico entre os três primeiros pré-candidatos, Paulo Câmara, Marília Arraes e Armando Monteiro. O governador, do PSB, vem em primeiro lugar, com 20%, seguido da candidata do PT, com 17%, e do candidato do PTB, com 14%. Os demais pré-candidatos simulados na pesquisa, Júlio Lóssio, Danielle Portela e Coronel Meira, apareceram cada um com 2%, 2% e 1%, respectivamente. É o que mostra a pesquisa Datamétrica sobre as eleições deste ano, realizada entre 8 e 9 de junho.
Em um segundo exercício, especulou-se o cenário em que Marília Arraes não seria candidata. Mantém-se um empate técnico, mais uma vez com Paulo Câmara em primeiro lugar e, neste quadro, com 23%. O candidato do PTB aparece em segundo com 19%. Os demais três incluídos permanecem nas posições do outro cenário.
Sobre a migração de votos de Marília: ao suprimir o nome dela na simulação de primeiro turno, metade dos seus eleitores não migra para ninguém, enquanto a outra metade se divide entre Armando Monteiro e Paulo Câmara, com preferência pelo senador. Dos que disseram que votariam nela, 49% responderam que anulariam seu voto, votariam em branco ou não votariam em ninguém. Armando Monteiro beneficia-se com a migração de 20% dos votos dela e Paulo Câmara com 13%.
Na simulação espontânea, em que o respondente não tem acesso aos nomes dos pré-candidatos, todos os três candidatos aparecem com muito menos menção: Paulo Câmara com 12%, Marília Arraes com 8% e Armando Monteiro com 4%. Na sequência, Júlio Lóssio foi lembrado por 2%, Coronel Meira por 1%, Danielle Portela por 1%.
Em cenários de segundo turno, exercitando as possibilidades entre os três principais pré-candidatos, Marília venceria Armando por 29% a 20%, portanto fora da margem de erro – que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Marília venceria Paulo com 28% contra 27%, o que constitui um empate técnico. Paulo venceria Armando com 28% contra 24%, novamente configurando empate técnico.
SEGUNDO TURNO
Em eventual segundo turno entre o governador e Armando, a migração do voto de primeiro turno de Marília é maior para o pré-candidato do PTB do que para o pré-candidato do PSB. Em cenário entre Marília e Paulo, o eleitor de Armando beneficia mais Marília do que Paulo: 44% preferem Marília, enquanto 24% preferem Paulo. Na hipótese de sair Paulo, seus votos se distribuem mais em favor de Marília: 31% migrariam para a candidata do PT e 19% para Armando. A frequência de eleitores de Marília que, diante de um cenário de segundo turno sem ela, disseram que não votariam em ninguém, chama a atenção. São 53% de eleitores que de alguma forma não votariam em nenhum dos dois candidatos.
“Estes não são resultados óbvios. Eles mostram que o eleitorado está mergulhado em motivações ideológicas e de insatisfação com a gestão que precisarão ser desvendadas por qualquer um que pretenda fazer prognósticos eleitorais este ano”, diz a sócia-diretora da Datamétrica, Analice Amazonas.
Apesar dos cenários de empate técnico que se repetem ao longo da pesquisa, o pernambucano tem a expectativa de que Paulo será reeleito governador. 26% assim afirmaram, enquanto 12% apostam em Marília e outros 11% em Armando. Chama a atenção o fato de que 47% dos entrevistados preferem não fazer prognósticos.
Dentre os três nomes mais fortes na disputa, o governador hoje é o mais conhecido: 49% consideram conhecê-lo bem, e outros 44% o conhecem de ouvir falar. Natural para um governador em seu quarto ano de mandato.
Armando Monteiro e Marília Arraes têm graus de conhecimento semelhantes, mas com o senador ligeiramente mais conhecido: 23% consideram conhecê-lo bem e 54% de ouvir falar. No caso de Marília, 20% dizem conhecê-la bem e outros 51% de ouvir falar. Marília, dos três, é a única novata em disputas majoritárias e recente na política. Portanto, a que tem mais potencial de crescimento derivado do aumento de conhecimento que ocorrerá na campanha.
Fonte: Diário de Pernambuco [...]

Radar Político (11/06) – PT nacional prepara golpe contra Marília Arraes
Uma resolução divulgada no último sábado pela Executiva Nacional do PT tem tirado o sono daqueles que defendem uma candidatura própria do partido ao Governo do Estado.
O documento aponta que as decisões locais devem ser submetidas à comissão responsável por decidir a tática eleitoral do partido, abrindo desta forma a interpretação de que o resultado do Encontro adiado para o final de Julho, onde se esperava decidir por meio do voto qual caminho o partido iria seguir no estado pode não valer de muita coisa. É o que deixa claro um dos pontos apresentados no documento. “A CEN conduzirá, este processo, por meio do GTE, iniciando as tratativas para a aliança nacional e nos estados em que governamos e em que aqueles partidos governam, sempre cabendo à CEN a decisão final.
Para a Executiva Nacional do PT, o partido deve priorizar a construção de “uma coligação nacional para apoiar a candidatura de Lula com PSB, PC do B e outros partidos que venham a assumir este apoio”, bem como alianças os partidos priorizando as chapas para deputado federal, senador e a participação nas chapas majoritárias sempre que possível.
Embora se esforce para apresentar a imagem de uma sigla que preza pelo respeito à democracia e que busca priorizar o projeto nacional do partido, a verdade é que os figurões do PT buscam no fundo alimentar o ambiente movido a chantagens e interesses nada republicanos. Em Pernambuco a vítima desta turma é Marília Arraes, figura que conseguiu com muita dedicação e competência fazer com quem que o partido ressurgisse com força e ganhasse um protagonismo jamais imaginável no estado diante do processo de deterioração enfrentado pela sigla nacionalmente.
O fantasma de 2012, que tirou o então prefeito João da Costa a possibilidade de concorrer à reeleição mesmo tendo ganhado as prévias partidárias, parece querer ressurgir. Desta vez, para tirar dos filiados a chance de decidir os rumos do partido no estado. Isso não se pode chamar de outra coisa, senão golpe.
Agora vai – Após adiar por duas vezes o anúncio de parte dos componentes de sua chapa majoritário, o grupo “Pernambuco Quer Mudar” oficializa nesta segunda-feira os nomes de Armando Monteiro e Mendonça Filho como candidatos a governador e senador, respectivamente. O evento está programado para iniciar às 10hs no Hotel Bugan (antigo Marriot), em Boa Viagem, no Recife.
À espera – Acertada para ser entregue ao PSDB, a vaga de candidato a vice-governador ainda não tem nome definido para ocupa-la. A estratégia da Frente das Oposições é deixa-la reservada com o objetivo de ampliar a coalizão que já conta com 7 partidos. Estão no radar o PP, PR e PSC.
Presença vip – Ausente em todos os encontros promovidos pelo grupo oposicionista até o momento, o ex-governador Roberto Magalhães marcará presença no evento de hoje. Detentor de uma trajetória política respeitada, Roberto Magalhães faz parte do seleto grupo de políticos que orgulham os pernambucanos.
Enquanto isso ... - O governador Paulo Câmara comandará, nesta segunda-feira (11.06), a solenidade de formatura de 278 bombeiros militares de Pernambuco que será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Somente nos últimos dois anos, o governador nomeou cerca de 4.400 profissionais para as operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), entre membros do CBMPE e das Polícias Militar, Civil e Científica.
Fora do páreo – Apresentado pelo PP como pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, foi alcançado pela Lei da Ficha Limpa porque teve as suas contas de 2014 rejeitadas pela Câmara Municipal. Em votação recente os vereadores acabaram seguindo a recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco e reprovaram por unanimidade as contas do ex-gestor.
Esclarecendo - Em entrevista ao programa Frequência Democrática, da Rádio Vila Bela FM, em Serra Talhada, o deputado federal Sebastião Oliveira (PR) garantiu que nunca conversou com Armando Monteiro sobre a sucessão estadual e descartou que estaria insatisfeito com o atual Governo. Apesar da sua declarações, nos bastidores ganha força a informação de que o PR de Sebastião e o PP de Eduardo Da Fonte deverão decidir juntos que destino irão tomar nesta eleição. Uma aliança com Armando não pode ser desconsiderada.
Retribuindo o gesto - Eleitor de Tadeu Alencar em 2014, a quem garantiu mais de 6 mil votos nos municípios de Paulista, Igarassu e Itapissuma, o ex-prefeito Yves Ribeiro (PSB) marchará nesta eleição Guilherme Uchôa para estadual e Júnior Uchôa para federal. Yves e Guilherme fora adversários políticos por muitos anos na região, porém a reaproximação entre os dois se deu na eleição de 2016 quando o presidente da Assembleia Legislativa apoiou o socialista na disputa pela prefeitura de Igarassu.
Com todo o gás - Em maratona no interior do estado o pré-candidato a senador Sílvio Costa (AVANTE) não para de contabilizar apoios ao seu projeto. Em passagem pela Mata Sul Sílvio garantiu o apoio do prefeito petista Marivaldo Andrade (Jaqueira). Carregando a bandeira de “candidato de Lula” Sílvio tem recebido apoios de prefeitos e outras lideranças ligadas aos mais diversos partidos, inclusive do PSB.
O escolhido - Deverá ficar entre Kaio Maniçoba, Felipe Carreras ou João Campos o nome escolhido por Clodoaldo Magalhães para substituir João Fernando Coutinho nas dobradinhas que realizava com ele nos municípios de Xexéu e Água Preta.
[...]

Radar Político (09/06) – André Ferreira e o desafio para chegar ao Senado
Confira estas e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link [...]

Paulo Câmara lidera com 26%, seguido por por Marília Arraes (PT) e Armando Monteiro (PTB), empatados tecnicamente com 17% e 16,16%, respectivamente
No cenário que envolve os três principais nomes que disputam a preferência do eleitorado para as eleições deste ano, o governador Paulo Câmara tem vantagem, com 26% das intenções de voto, seguido por Marília Arraes (PT) e Armando Monteiro (PTB), empatados tecnicamente com 17% e 16,16%, respectivamente.
É o que indica a nova pesquisa do Instituto Múltipla divulgada nesta quinta-feira (7), contratada pelo próprio e registrada no TRE-PE e no Tribunal Superior Eleitoral, revelando que continua embolada a intenção de voto do eleitorado para as eleições deste ano. Em suma, todos oscilaram dentro da margem de erro, de 4,1%, comparando ao levantamento anterior.
O Instituto realizou 600 entrevistas entre os dias 02 e 06 de junho, em todas as regiões do Estado, seguindo a estratificação do IBGE. A pesquisa foi registrada sob os números PE 02707/2018 e BR 04235/2018.
Na pesquisa anterior, feita entre 27 de abril e 01 de maio, Paulo Câmara tinha 24% contra 21,5% da petista e 17,3% do petebista. A pesquisa é estimulada, ou seja, o entrevistador cita o nome dos candidatos e pergunta ao eleitor em quem ele votaria. Todos tiveram variação dentro da margem de erro.
No cenário 2, envolvendo todos os pré-candidatos, Paulo Câmara (PSB) tem 22,83%, Marília Arraes (PT) 15%, Armando 15%, Coronel Meira tem 3,5%, Júlio Lóssio, 2,16% e Daniele Portela, 1,16%. Brancos e nulos somam 31%. Indecisos, 6,83%. Não sabem ou não opinaram 2,5%.
Lula ainda pesa na disputa: o Múltipla fez mais dois cenários considerando os principais cabos eleitorais e mais uma vez, o ex-presidente Lula tem o maior peso. Quando Paulo Câmara é “colado” a ele, chega a 46% das intenções de voto. Marília Arraes vai a 41,66%.
A amostra foi composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Capital 18,0%, Região Metropolitana 24,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2% e Sertão 18,0%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1%.
Sistema interno de controle e verificação: Para realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores e supervisores, contratados pelo Instituto. Todos devidamente treinados para execução do trabalho. Após a coleta das informações, 20% dos questionários aplicados foram submetidos à verificação de critérios, quanto a sua aplicação e adequação dos entrevistados ás variáveis das cotas amostrais. Veja dados técnicos:
Dados técnicos pesquisa PE 02707 2018 e BR 04235 2018 [...]
