Author: Wellington Ribeiro

Caos na saúde é assunto na Alepe – Deputado Gilmar Júnior levou denúncias à Tribuna
Foram diversos os problemas apontados na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Após um mês de recesso parlamentar, o único enfermeiro eleito deputado no estado voltou à Tribuna com muitas cobranças.
A primeira delas foi referente ao piso da enfermagem. Gilmar pontuou a problemática no repasse da verba federal para o estado e os municípios. “O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para que os gestores públicos alimentem o sistema com o quantitativo atualizado de profissionais de enfermagem. O prazo vai até a próxima sexta-feira. Peço aos deputados que cobrem aos gestores o cumprimento desse prazo, para que a gente possa receber logo esse repasse e esse dinheiro chegue, o mais rápido possível, para quem mais precisa!”, pleiteou o deputado.
O parlamentar também destacou denúncias recentes de falta de condições adequadas de descanso para os profissionais da categoria e citou o Hospital Getúlio Vargas, no Recife: desabamento de teto e camas quebradas. Gilmar Júnior afirmou que está trabalhando em indicações para garantir repousos confortáveis na saúde pública de Pernambuco.
Dentre outras problemáticas apontadas, o surgimento de baratas no refeitório do Hospital da Restauração, também no Recife. Gilmar Júnior ainda fez cobranças diretas ao governo do estado: chamamento de aprovados em concursos na área da saúde e restabelecimento dos leitos fechados no Centro Universitário Amaury de Medeiros (Cisam).
“A saúde precisa de um olhar sério e incansável. Estou aqui para continuar a minha luta pelos profissionais de enfermagem e pela população, que pena ao fazer uso do Sistema Único de Saúde!”. [...]

Prefeito Edilson Tavares defende união coletiva na Rodada de Negócios da Moda Pernambucana
O Prefeito de Toritama, Edilson Tavares, esteve na 36ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que acontece no Polo de Caruaru, junto às autoridades estaduais e empresários na manhã da terça-feira (01). Edilson fez um discurso pela união dos municípios do Polo das Confecções do Agreste e defendeu benefícios coletivos para a região, que se destaca em empreendedorismo e geração de emprego e renda.
"Aqui, os benefícios são coletivos. E se quisermos dar um passo além, isso só será possível se nós compreendermos, assimilarmos e lutarmos pela força coletiva", disse.
O prefeito sugeriu ainda a criação de um movimento em defesa do Polo de Confecções.
"Digo para vocês que podemos até plagiar a palavra de nossa Governadora e criar o movimento 'Juntos pelo Polo de Confecções de Pernambuco'", finalizou. [...]

Henrique Queiroz Filho homenageia Glória do Goitá, Limoeiro e Vitória de Santo Antão
Na sessão desta quarta-feira (02), o deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para homenagear os municípios de Glória do Goitá, Limoeiro e Vitória de Santo Antão, pela celebração de datas relevantes na história de cada um.
O deputado iniciou o seu discurso destacando a satisfação de representar esses três municípios na Alepe, e prosseguiu, parabenizando Glória do Goitá – ‘Capital Estadual do Mamulengo’ – pelos 146 anos de emancipação política, oficialmente comemorados no último dia 9 de julho.
“Berço de poetas, do pífano, da roda de coco e do maracatu, Glória do Goitá – na Mata Norte do Estado – também é terra de José Gomes, conhecido como o primeiro cangaceiro e imortalizado na obra O Cabeleira, de Franklin Távora, escritor do Romantismo Brasileiro. Terra de pessoas fortes, honestas e trabalhadoras, Glória do Goitá e os glorienses estão de parabéns por mais um ano de lutas e de conquistas”, comemorou Henrique.
A homenagem do parlamentar se estendeu a Limoeiro – no Agreste pernambucano – que celebrou 212 anos de história e desenvolvimento, no dia 27 de julho. “Num passeio pelo coco de roda, ciranda, música, artesanato, teatro, cinema, fotografia e cultura popular, Limoeiro é conhecida como Princesa do Capibaribe pelo fato de ser cortada pelo rio de mesmo nome. É historicamente forte no movimento agrícola, já que sua zona rural oferece variada produção de alimentos que são escoados nas feiras livres e comercializados em centros de abastecimento de Recife e Caruaru”, detalhou o deputado.
BATALHA DAS TABOCAS – Vitória de Santo Antão também foi homenageada pelo parlamentar que, desde a infância, reside na cidade. A razão da homenagem se explica porque, nesta quinta-feira (03), os vitorienses voltarão suas atenções à comemoração dos 378 anos da Batalha do Monte das Tabocas – travada entre holandeses, portugueses e brasileiros que se revoltaram contra o domínio holandês. No Monte das Tabocas, a tropa luso-brasileira saiu vitoriosa durante a ação armada que aconteceu no dia 3 de agosto de 1645.
“A Batalha das Tabocas foi um marco na campanha da Insurreição. Sem Tabocas, não haveria Guararapes. Lá, germinou em nossa gente o sentimento nativista e de pátria. Também se originou o embrião do Exército Brasileiro”, explicou Henrique Queiroz Filho. [...]

Projeto que torna o Recife a “capital nacional do brega” é aprovado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados
Saiba mais informações clicando no link [...]

Orlando Duarte se filia ao PL e pode concorrer a prefeito de Limoeiro
Saiba mais informações clicando no link [...]

Ação articulada pelo Governo do Estado desde janeiro garante liberação de água e esgoto para inauguração de habitacionais do Encanta Moça, no Recife
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) autorizou a licença de operação da estação elevatória de esgoto dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2. O sistema de bombeamento é resultado do investimento de mais de R$ 2,9 milhões por parte da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), autorizado pela governadora Raquel Lyra este ano, visto que não havia qualquer previsão orçamentária na estatal para a continuidade da obra, que estava em ritmo lento.
Com a liberação da autoridade ambiental, as unidades habitacionais dos dois conjuntos de apartamentos localizados no Pina podem começar a ser entregues aos moradores.
O Estado de Pernambuco teve de autorizar os trabalhos da Compesa, que até o fim do ano passado não tinha autorização para seguir com a obra e nem previsão em orçamento para a realização do serviço, executado e entregue em apenas oito meses de governo.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, enfatizou a importância deste investimento como um exemplo das ações envolvidas no âmbito do Programa Morar Bem Pernambuco, lançado pela governadora Raquel Lyra em março, que busca trabalhar em conjunto com o poder municipal e federal, garantindo que as ações de responsabilidade do Estado sejam efetivamente executadas no menor intervalo de tempo possível.
"Em janeiro, um dos pontos críticos do Encanta Moça era a obra da estação elevatória de esgoto e não existiam recursos ou autorização. A Compesa iniciou as obras e agora está finalizando. É uma união de esforços e parceria com um fim comum, que é gerar impacto positivo na vida daquelas pessoas”, disse.
Com a estação de bombeamento de esgoto licenciada, a Compesa pode iniciar a operação do equipamento. O esgoto dos apartamentos será coletado e tratado na Estação de Tratamento do Cabanga. A construção do sistema de esgoto do empreendimento era de responsabilidade do empreendedor do projeto. Após acordo entre o município e a Compesa, a companhia assumiu a construção do sistema.
Os futuros moradores dos residenciais se encaixam no perfil de Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal, que recentemente aprovou uma Medida Provisória ampliando o alcance do programa habitacional, passando a oferecer subsídios quase integrais às famílias de baixa renda enquadradas nesta faixa de renda. [...]

Miguel Coelho volta a aponta parcerias como solução para resolver problemas cruciais da Compesa em Pernambuco
Saiba mais informações clicando no link [...]

Na Alepe, Socorro Pimentel faz balanço de visitas no Sertão
Saiba mais informações clicando no link [...]

Prefeitura de Araripina intensifica investimentos em educação com a construção de novos Centros de Educação Infantil
Saiba mais informações clicando no link [...]

Primeiro dia do Jaboatão Negocia atrai muitos consumidores
Até a próxima sexta-feira (4), o Procon de Jaboatão dos Guararapes estará realizando o mutirão Jaboatão Negocia, na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. Os consumidores que residem no município têm mais essa oportunidade de resolver suas pendências financeiras junto a lojas comerciais, instituições financeiras e bancárias, empresas de telefonia, prestadoras de água e energia elétrica, bem como débitos de IPTU, ISS e TLP. Jaboatão é o primeiro município do Grande Recife a realizar um mutirão que atende também os dois programas federais Renegocia e Desenrola Brasil.
Nesta quarta-feira (2), primeiro dia de atendimento do mutirão, vários consumidores compareceram ao local para esclarecer dúvidas e resolver pendências financeiras. Foi o caso da assistente administrativa Rúbia Giane, que passava pelo centro comercial de Jaboatão Centro e aproveitou para saber se tinha alguma dívida pendente. "Verifiquei aqui no mutirão que tenho um débito com uma loja. A atendente do Procon me orientou muito bem e agora vou receber o boleto, por e-mail, e pagar a dívida. Achei ótimo, pois ficarei com o meu nome limpo no SPC\Serasa", disse Rúbia.
O Jaboatão Negocia continuará realizando atendimento ao público nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, na Casa da Cultura. De acordo com o superintendente do Procon Jaboatão, Orzil Borges, o mutirão tem outro diferencial. "Além de renegociar débitos, os consumidores recebem orientações de como reorganizar a vida financeira. Uma dica importante é não comprometer mais do que 30% da sua renda mensal com dívidas e também comprar somente produtos que sejam extremamente necessários, com parcelas que não prejudiquem o orçamento doméstico", ressalta Borges.
O plano Desenrola Brasil tem como objetivo auxiliar os consumidores a quitarem suas dívidas junto a instituições bancárias. A negociação é válida para pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil e cujas dívidas foram inscritas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022. Já o programa Renegocia abrange os demais tipos de endividamento, tais como empresas de telefonia, água, energia elétrica, estabelecimentos comerciais, entre outros.
Este é o segundo mutirão do Procon Jaboatão realizado neste ano e conta, mais uma vez, com diversos fornecedores e instituições, como a Secretaria da Fazenda Municipal, Procuradoria Geral do Município, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), instituições bancárias físicas e virtuais, empresas de telefonia, Grupo Neoenergia e Compesa. Até a próxima sexta, os jaboatonenses poderão submeter débitos vencidos e/ou vincendos, inclusive os decorrentes de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, prestação de serviços e aquisição de produtos, independentemente do montante. [...]
