Author: Wellington Ribeiro

Antônio Moraes pede delegado especializado para investigar morte de vereador de Carpina
Reunião Plenária desta terça (16), que o Governo do Estado designe um delegado especializado para investigar o assassinato de Nicó do Cimento, vereador de Carpina, na Mata Norte. O político foi morto a tiros no último dia 27 de agosto, mas o crime ainda não foi esclarecido.
“Nicó do Cimento era um vereador atuante no município, desenvolvendo um importante trabalho social. Espero que a polícia dê uma atenção especial ao caso para que a gente possa, efetivamente, descobrir a autoria desse homicídio”, disse.
Moraes também usou a tribuna para agradecer aos eleitores que garantiram a permanência dele na Alepe pelo sexto mandato consecutivo. “Assumo o compromisso de me manter um parlamentar presente, trabalhando pelo desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou, lamentando a saída de deputados da atual legislatura que não se reelegeram.
[...]

Sirinhaém se transforma em um canteiro de obras
Sirinhaém - Com o objetivo de verificar de perto a destinação dos recursos investidos pelo município, o prefeito França Hacker (PSB) esteve na manhã desta terça-feira (16/10) na comunidade de A Ver O Mar para acompanhar as obras de pavimentação de várias ruas na localidade.
A ação faz parte de um conjunto de obras idealizados pelo gestor que serão custeadas com recursos próprios do município. “Diferente da maioria dos municípios do estado, estamos conseguindo atravessar esta crise realizando importantes obras e ações em atendimento às demandas da população. Tudo isso só está sendo possível porque adotamos um modelo de gestão eficiente e responsável que foi capaz de fazer o município manter o pagamento dos funcionários e fornecedores em dia, além de economizar recursos para investir em infraestrutura”, destacou o prefeito França Hacker que ainda aproveitou a oportunidade para se reunir com um grupo de marisqueiras, onde reforçou o compromisso com a categoria e registrar que os recursos economizados pelo Município estão sendo responsáveis por transformar Sirinhaém em um verdadeiro canteiro de obras. “Além do calçamento de ruas em A Ver o Mar, também estamos investindo na revitalização de todo o centro do distrito de Barra de Sirinhaém, bem como na construção de quiosques e a substituição da iluminação comum pela de led, que é mais eficiente”, disse.
França ainda apontou que as obras também se estendem pelo distrito de Santo Amaro, com a construção de um moderno e equipado PSF. Por sua vez, na sede do município, o haverá a construção de um moderno pátio de eventos, um portal e a revitalização da entrada da cidade até a antiga maternidade. A subida do bairro Outeiro do Livramento também será outro local que receberá intervenções urbanísticas. Já na Academia das Cidades, banheiros e quiosques estão sendo construídos.
“Além dessas obras, também ações estão sendo realizadas no distrito de Ibiratinga, como a construção de praça com quiosque e pista de cooper e a reforma e modernização do Mercado Público. Já na Vila 31 de Março, toda a ladeira principal será contemplada com calçamento e drenagem”, ressaltou.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Simone Santana agradece votação recebida e reafirma compromissos
Parlamentar reiterou atuação em defesa dos direitos das mulheres. [...]

Danilo Cabral organiza ato contra corte de recursos da Assistência Social
A Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) realiza, nesta quarta-feira (17), às 14h, no Salão nobre da Câmara dos Deputados, um ato em defesa do Orçamento do SUAS em 2019. O objetivo do evento é reforçar a importância do orçamento para a área e reforçar o posicionamento contra os constantes cortes promovidos pelo governo federal.
Para m 2019, a proposta orçamentária apresenta uma redução de R$ 30 bilhões, o que representa 50% do valor necessário para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa idosa e pessoa com deficiência. Caso isso ocorra, mais de dois milhões de pessoas deixariam de receber o benefício previsto na Constituição. Só em Pernambuco, de acordo com a Frente Pernambucana em Defesa do SUAS, seriam afetados 160 mil beneficiários.
Se a proposta for aprovada, também haverá cortes no Bolsa Família, estimados em mais de 575 mil famílias em Pernambuco. Atualmente, o programa atende 1,1 milhão de famílias no estado, representando cerca de 35% da população pernambucana.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, deputado Danilo Cabral (PSB-PE) defende que o orçamento na assistência social deve ser priorizado, visto que atende muitas famílias em situação de vulnerabilidade. “Mais uma vez podemos ver as consequências do teto dos gastos, que congelou o orçamento da educação, a saúde e assistência social. Vamos mostrar nosso descontentamento através desse ano na quarta-feira”, afirma o deputado.
Danilo Cabral também é autor da Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 383/17, que visa fortalecer o SUAS, propondo que a União aplique, anualmente, nunca menos de 1% da Receita Corrente Líquida do respectivo exercício financeiro no financiamento do Sistema. “Seria uma forma de acabar com a instabilidade que ameaça o Sistema, estabelecendo uma vinculação na Constituição para acabar com a instabilidade que ameaça o Sistema”, explica.
Além da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, o ato terá a participação de representantes do Conselho Nacional de Assistência Social; do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social; do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social; dos Fóruns Nacionais de Trabalhadores e Usuários do SUAS e de entidades e organizações de Assistência Social.
Foto: Sérgio Francês [...]

Joel da Harpa cotado para disputar prefeitura de Jaboatão
Uma semana após as eleições, feita a avaliação de todo o cenário político, o deputado Joel da Harpa cresce como nome forte para concorrer à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes pelo Partido Progressista (PP) em 2020.
No último dia 7 de outubro Joel saiu bastante fortalecido das urnas ao ampliar de forma significativa a sua votação. Em Jaboatão, ele ficou entre os mais votados no município, ficando inclusive na frente do ex-prefeito Elias Gomes.
Policial militar, Joel da Harpa é a principal voz da categoria na ALEPE. Ele também possui forte inserção no seguimento evangélico. [...]

Radar Político (15/10) – Eleição da Mesa Diretora da Câmara do Recife já está na pauta
Com a proximidade de mais uma eleição para a Mesa-Diretora da Câmara do Recife, o que se tem notícia é de que a movimentação de alguns vereadores em torno do escrutínio tem se intensificado. O motivo para tamanha inquietação é o fato de que a primeira-secretaria, cargo responsável pelo cofre da Casa, estará em aberto porque o atual titular, vereador Marco Aurélio (PRTB), se elegeu deputado estadual.
Em conversa com alguns vereadores, o Blog Ponto de Vista pode notar que as discursões já estão em aberto e que as articulações já caminham a todo o vapor. Entre os nomes citados pelos vereadores contatados, os de Aerto Luna (PRP), Romerinho Jatobá (PROS) e Davi Muniz (Patriotas) aparecem com mais força, no entanto Felipe Francismar (PSB), Augusto Carreras (PSB), Marcos de Bria (PSDC), Fred Ferreira (PSC) e Aderaldo Pinto (PSB) também são mencionados como interessados no cargo e que podem correr por fora.
A partir do próximo ano a Casa de José Mariano terá quatro novatos com a ida de Marco Aurélio, Romero Albuquerque e Wanderson Florêncio para a ALEPE, e de Marília Arraes para a Câmara Federal, no entanto, já que a eleição da Mesa Diretora deverá ocorrer até dezembro, estes vereadores participarão da votação.
No início de 2017, na eleição da atual Mesa Diretora, na disputa pela primeira secretaria quase houve um bate-chapa entre Marco Aurélio e Aerto Luna, no entanto o impasse foi resolvido em uma votação informal entre os vereadores onde apontou que Marco Aurélio tinha uma ligeira vantagem, levando Aerto a desistir da disputa. Já para a presidência, o vereador Carlos Gueiros (PSB) chegou a se colocar como candidato, porém abriu mão em favor do companheiro de partido Eduardo Marques (PSB).
Em reserva para o Blog, um vereador disse acreditar que a disputa pelo posto deve mesmo ficar entre Aerto Luna, Romerinho Jatobá e Davi Muniz, porém não descartou a possibilidade de outro nome surgir. “A quantidade de companheiros que têm interesse na primeira-secretaria é grande. Inclusive nomes do PSB, o que a princípio ficaria inviável já que o partido comanda a presidência da Casa, porém não é descartada a possibilidade deste movimento todo acabar por desencadear mudanças nos demais cargos da Mesa”, alertou.
Atualmente a Mesa Diretora da Câmara tem a seguinte composição: Eduardo Marques (presidente), Carlos Gueiros (1ª vice-presidência), Fred Ferreira (2ª vice-presidência), Chico Kiko (3ª vice-presidência), Marco Aurélio (1ª secretaria), Marcos Di Bria (2ª secretaria) e Jairo Britto (3ª secretaria).
Vai ser diferente – O governador Paulo Câmara saiu bastante fortalecido do processo eleitoral, resultado que deve fazer com que ele reavalie algumas questões referentes aos cargos e espaços que estão sendo ocupados pelos partidos atualmente. Há quem afirme que a distribuição de secretarias e órgãos com porteira fechada deverá ser revista.
Tá na briga - Com 8 representantes na ALEPE, a Mata Sul pode ampliar o seu poder de influência no Poder Legislativo Estadual com a possibilidade de Clodoaldo Magalhães comandar a primeira-secretaria da Casa. Atualmente o parlamentar comanda com muita competência a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, um dos colegiados mais importantes, e é também apontado como um dos quadros mais qualificados do PSB na ALEPE.
Outros nomes - Além de Clodoaldo Magalhães, no PSB nomes como os de Lucas Ramos e Simone Santana também são apontados como opções para a primeira-secretaria em uma possibilidade do partido não disputar a presidência. Na ALEPE o trio é conhecido pelo bom trânsito com seus pares, bem diferente de outros quadros do PSB que se colocam como alternativa para disputar cargos na Mesa Diretora, mas que a simpatia e o bom relacionamento passam longe.
Bancada da bala - No próximo ano a Assembleia Legislativa apresentará um acréscimo de políticos ligados à órgãos de segurança pública. Se reelegeram Alberto Feitosa (Tenente-coronel da PMPE), Joel da Harpa (soldado da PMPE), Antônio Moraes (delegado da Polícia Civil) e Eriberto Medeiros (Comissário da Polícia Civil). Se somarão a este grupo Fabrízio Ferraz (Tenente-coronel da PMPE), além de Erick Lessa e Gleide Ângelo (delegados da Polícia Civil). Ficará de fora o comissário da PC Sérgio Leite, que não conseguiu se reeleger.
Missão dada, missão cumprida! - Depois de abdicar da reeleição para coordenar a campanha do governador, o deputado estadual Nilton Mota deverá ocupar um cargo de relevância no primeiro escalão do Governo. Ao lado de André Campos (Casa Civil) e Figueira (Articulação Política), Nilton contribuiu de forma significativa na campanha para a permanência do PSB à frente do Executivo Estadual.
De casa - Apesar de não terem figurado entre os deputados eleitos, Professor Paulo Dutra e Ana Callou, dois candidatos ligados à Secretarias Estaduais, fizeram bonito nesta eleição e têm chance de assumir como suplentes. O primeiro foi secretário-executivo da pasta de Educação, enquanto que Ana Callou foi secretaria-executiva de coordenação geral da Saúde. Na coligação do PSB/PSD/MDB Dutra está na 2ª suplência e Callou na 4ª.
História pode se repetir - Respeitando a proporcionalidade o PSC deve ficar com a 1ª - Vice-presidência. Caso o partido indique Guilherme Uchôa Júnior para o posto, ele começará a sua carreira na ALEPE no mesmo cargo que o seu pai Guilherme Uchôa (in memorian) iniciou quando assumiu o seu primeiro mandato em 1995.
Leal - Por falar em Guilherme Uchôa Júnior, é de se registrar a sua postura de fidelidade ao governador Paulo Câmara durante a campanha mesmo pertencendo a um partido da oposição.
[...]

Simone Santana visita Jaqueira para agradecer votos e participar de procissão
Menos de uma semana após ser reeleita deputada estadual majoritária na Mata Sul, Simone Santana esteve nesta sexta-feira no município de Jaqueira para prestigiar a procissão em homenagem à padroeira Nossa Senhora Aparecida. Aliada do ex-prefeito Amadeu e de sua esposa, Ridete, a parlamentar ampliou votação na cidade em relação a 2014. Recebeu dos jaqueirenses 1556 votos, que somam 233 a mais do que no pleito anterior. “Tenho estreita relação com o município de Jaqueira e fiz questão de retornar aqui nesta data importante para agradecer à população pela confiança”, afirmou a deputada. [...]

Movimento pode levar Davi Muniz à assumir vaga na Câmara Federal
Ganhou força nos últimos dias a informação que o vereador recifense Davi Muniz, primeiro suplente de deputado federal na chapinha do Patriotas, teria grande chances de assumir uma cadeira na Câmara Federal.
De acordo com informações chegadas ao Blog Ponto de Vista, a engenharia para garantir a ida de Muniz para Brasília envolveria tentar convencer o deputado federal Pr. Eurico a aceitar comandar uma secretaria na Prefeitura do Recife. Segundo a fonte, que prefere manter o nome sob sigilo, a pasta em negociação seria a de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, atualmente comandada por Ana Rita Suassuna.
A mesma fonte afirma que a movimentação estaria contando com o aval do prefeito Geraldo Júlio. O gesto do chefe do Poder Executivo Municipal a Davi Muniz seria uma forma de trazer para mais perto o vereador que saiu bastante fortalecido no Recife após conquistar mais de 29 mil votos na capital para deputado federal.
Embora pareça simples, não será uma tarefa fácil convencer Pr. Eurico de se afastar da Câmara Federal para abrir espaço para Davi Muniz assumir, principalmente se a moeda de troca for uma secretaria municipal de pouca envergadura do ponto de vista estrutural. Outro fator que pode pesar contra a decisão de Pr. Eurico abrir espaço para Davi Muniz está ligado à possibilidade da instalação de um ambiente de grande acirramento político no Congresso Nacional que exijam a sua preseça para combater o avanço de temas como o aborto e a identidade de gênero.
O Blog Ponto de Vista tentou entrar em contato com Davi Muniz para tentar confirmar a informação, porém até o fechamento da matéria não obteve sucesso.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Álvaro Porto conquista maior votação proporcional do Estado
Apesar de não ter figurado como o deputado estadual mais votado do chapão da Oposição, Álvaro Porto (PTB) tem a comemorar um grande feito alcançado nas urnas. De todos os eleitos ele foi o deputado estadual mais votado proporcionalmente em um município.
O feito conquistado por Álvaro foi registrado em Canhotinho, sua terra natal. Por lá, o parlamentar conquistou expressivos 7.557 votos, o que representou 68,13% dos votos válidos. Na eleição de 2014 Álvaro também chegou a superar a marca de 68% dos votos válidos no município.
Crítico ferrenho do governador Paulo Câmara, Álvaro Porto vem se notabilizando por ser um dos maiores defensores dos interesses da população do Agreste Meridional, região onde conquistou a maioria dos votos que lhe garantiram à reeleição para o seu segundo mandato na ALEPE.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Os resultados de 2018 e a sua influência para 2020 – Por Marcelo Velez
João Campos e Carreras saíram credenciados para disputar com força a prefeitura do Recife pela votação que tiveram. Já era esperado um embate feroz entre os dois candidatos a deputado federal e, neste ano, Campos levou ligeira vantagem com, aproximadamente 70 mil votos. Carreras teve por volta 67 mil, mas não deve ficar por trás. Conta a favor de João Campos a preferência de setores importantes do PSB. Para Felipe ser candidato a mudança de legenda para garantir sua candidatura em 2020 seria uma opção. Entretanto, a dinâmica política pode mudar e um futuro acordo – embora improvável – pode surgir a fim de acalmar os ânimos internos do partido.
Por sua vez, Daniel Coelho (PPS) e João Paulo (PC do B) saíram muito prejudicados com uma queda nos votos em Recife. Principalmente este último precisará se reavaliar antes de tentar qualquer mandato novamente. Ainda na capital, uma surpresa do pleito pode ser o nome de Túlio Gadêlha. Com um bom desempenho este ano, Túlio deve garantir o nome alto em algumas pesquisas e pode chegar como fato novo na eleição.
Outro nome que pode aparecer é o de Luciano Bivar. Se Bolsonaro levar a disputa pela presidência e der um espaço grande a Bivar, recompensando-o, o ex-presidente do Sport tem tudo para também ser candidato a prefeito do Recife com uma boa retaguarda. A hipótese já é ventilada por alguns de seus assessores mais próximos e garantem que só seria abortada a fim de um outro projeto maior em 2022.
Já no município vizinho, em Jaboatão dos Guararapes, a delegada Gleide Ângelo, eleita deputada estadual com a maior votação da história de Pernambuco, pode ser indicada pelo PSB para disputar o Poder Executivo Municipal em 2020 para demover o grupo Ferreira do comando do segundo maior colégio eleitoral do estado, garantem nomes do PSB em reserva. O motivo do deslocamento dela seria o fato de Collins e Neco terem obtido um resultado aquém do esperado, bem como a família Gomes. A estratégia pode ser arriscada porque, se por um lado elegerem a delegada prefeita, perderão uma importante puxadora de votos. A delegada receberia a oportunidade de mostrar serviço com a caneta na mão, mas ninguém pense que será fácil de derrubar a família Ferreira, com políticos natos, e com a estrutura que possuem simplesmente por confrontá-los com uma celebridade recém-estreada na vida política.
No maior colégio eleitoral do sertão Odacy Amorim, apesar de não conseguir se eleger deputado federal, mostrou força em Petrolina, seu berço político é pode disputar a prefeitura. Odacy liderou a disputa na cidade e fez sua esposa, Dulcicleide, eleita deputada estadual, vice-líder. O petista perdeu mas saiu por cima e vai dar caldo na disputa de 2020.
Renildo Calheiros conseguiu ser eleito deputado federal pelo impressionante desempenho de João Campos, mas teve um péssimo resultado em Olinda, cidade que governou por 8 anos. Já o prefeito Lupércio não conseguiu eleger a esposa Cláudia, mas rendeu a ela 15 mil votos na cidade e segue sendo o principal eleitor do município.
Zeca Cavalcanti, que perdeu a reeleição para deputado federal mesmo após o irmão Julio desistir da reeleição para deputado estadual, não fez feio dentro de Arcoverde e teve uma boa votação. O problema foi um resultado um pouco menor fora da terra natal.
Henrique Queiroz viu o sonho de ser deputado federal minguar, mas elegeu o filho para deputado estadual para que guarde a cadeira do pai por 4 anos, ou siga na carreira caso o patriarca decida se aposentar depois de ser diplomado em 9 mandatos.
Vitória vai pegar fogo em 2020, porque os dois grupos tiveram votações muito próximas. Tanto Aglailson Victor quanto Joaquim Lira foram muito bem no colégio eleitoral e a polarização entre as duas famílias vai continuar ascendente até o pleito municipal.
A família Sales é quem está rindo à toa em Ipojuca. Elegeram Romerinho deputado estadual com larga escala na cidade, viram Simone Santana cair de votação e Débora Serafim perder a tentativa de assumir uma vaga na ALEPE. A gestão bem avaliada de Célia Sales segue imprimindo muita influência política na cidade.
Álvaro Porto foi outro que não fez feio em sua cidade natal, saindo majoritário do município comandado por seu filho.
Sebastião Oliveira e Duque também protagonizaram uma batalha de fogo em Serra Talhada. Enquanto Sebá saiu majoritário para federal, o candidato apoiado pelo prefeito Luciano Duque, Augusto César, acabou majoritário para estadual. César não se reelegeu e Sebá emplacou a reeleição para deputado federal.
Escrito por Marcelo Velez - Colaborador do Blog Ponto de Vista [...]
