Author: Wellington Ribeiro

Radar Político (09/10) – Mulheres ampliam espaço na política pernambucana
Confira também os suplentes que têm chance de assumir mandato no próximo ano [...]

Bruno Pereira se fortalece com resultados das eleições 2018
Com o resultado das eleição deste ano para eleger presidente – que ainda será decidido no segundo turno -, governador, senadores e deputados, o prefeito de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Bruno Pereira (PTB), consolidou sua potência política diante de grandes nomes de Pernambuco, conseguindo eleger seu candidato a deputado estadual Guilherme Uchoa Junior (PSC) com 4.187 votos no município, sendo o terceiro mais bem colocado no estado, e apesar de não ter conseguido se reeleger, o candidato a deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) obteve expressivos 4.156 na cidade.
A parceria de Bruno, Uchoa Junior e Zeca mostrou que o prefeito está fortalecido pouco mais de um ano após o episódio de seu afastamento, que durou quatro meses, e a absolvição diante do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), retornando ao cargo no Executivo com uma nova perspectiva de gerenciamento. Nas eleições deste ano promoveu uma campanha significativa, ao longo de duas semanas Bruno Pereira arrastou multidões pelas ruas da cidade pedindo votos aos seus candidatos, confirmando que os são-lourencenses confiam na gestão.
Em contrapartida, o principal opositor do prefeito em São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PP) obteve apenas 5.230 votos em sua cidade natal - na última disputa eleitoral conseguiu 10 mil votos - não conseguindo se reeleger ao cargo de deputado estadual, função que ocupava desde 2010. Com essa conjuntura, ficou comprovado que a família Pereira possui grande apelo político no município, conseguindo tomar votos de um candidato forte da casa, para eleger seu próprio deputado estadual vindo de outra cidade.
Com a consolidação da sua gestão, Bruno Pereira iniciou e retomou grandes obras: reforma do Ginásio Esportivo Josué Pereira, o Pereirão, e da praça de Cultura e Esportes (PEC); calçamento e recapeamento de 25 ruas; reforma do Centro Social Urbano; retorno ao programa Leite de Todos; reforma da praça Ademar Francisco Vieira; entre outros projetos que serão desenvolvidos nos próximos meses.
Créditos das fotos: Victor Patrício [...]

Joel da Harpa é reeleito com mais do dobro de votos da eleição passada
Um detalhe chama atenção na reeleição do Deputado Estadual Joel da Harpa: ele mais do que duplicou os votos. Nas eleições de 2014, ele teve 19.794 votos. Este ano, foram 46.524 votos. É o segundo mais votado do Partido Progressista ( PP) e foi o 19° colocado nas eleições. Fora das pesquisas eleitorais, Joel mostra, mais uma vez, a importância do segmento evangélico e dos profissionais de segurança enquanto militantes.
Joel fez uma campanha focada na adesão espontânea de pessoas das igrejas e dos profissionais da segurança, especialmente dos policiais e bombeiros militares, guardas municipais, agentes penitenciários e agentes sócio-educativos. Polêmico, Joel é a favor da redução da maioridade penal, é contra o aborto e a ideologia de gênero.
Natural de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, o parlamentar também fez questão de manter as origens, montando um comitê no bairro e outro no Derby, quase ao lado Quartel do Comando Geral. Ontem, Joel fez questão de comemorar a vitória junto a familiares e amigos na Praça Murilo Braga. [...]

Confira os 49 deputados estaduais eleitos
Confira os 49 deputados estaduais eleitos para o quadriênio 2019/2022:
Gleide Ângelo (PSB)
Pastor Cleiton Collins (PP)
Clodoaldo Magalhães (PSB)
Guilherme Uchoa Jr (PSC)
Doriel Barros (PT)
Aglailson Victor (PSB)
Manoel Ferreira (PSC)
Rodrigo Novaes (PSD)
Adalto Santos (PSB)
Joaquim Lira (PSD)
Francismar (PSB)
Diogo Moraes (PSB)
Clarissa Tércio (PSC)
Lucas Ramos (PSB)
Priscila Krause (DEM)
Simone Santana (PSB)
Gustavo Gouveia (DEM)
Claudiano Filho (PP)
Alessandra Vieira (PSDB)
Joel da Harpa (PP)
William Brigido (PRB)
Juntas (PSOL)
Waldemar Borges (PSB)
Tony Gel (MDB)
Eriberto Medeiros (PP)
Isaltino (PSB)
Fabíola Cabral (PP)
Alberto Feitosa (SD)
Clovis Paiva (PP)
Antonio Moraes (PP)
Teresa Leitão (PT)
João Paulo (PCdoB)
Romero Sales Filho (PTB)
Romero Albuquerque (PP)
Henrique Queiroz Filho (PR)
Antônio Coelho (DEM)
Zé Queiroz (PDT)
Rogério Leão (PR)
Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB)
Wanderson Florêncio (PSC)
Romário Dias (PSD)
Roberta Arraes (PP)
Fabrizio Ferraz (PHS)
João Paulo Costa (Avante)
Antônio Fernando (PSC)
Delegado Lessa (PR)
Aluisio Lessa (PSB)
Ducicleide Amorim (PT) [...]

Confira os deputados federais eleitos
Confira os deputados federais eleitos:
João Campos (PSB)
Marília Arraes (PT)
André Ferreira (PSC)
Felipe Carreiras (PSB)
Luciano Bivar (PSL)
Pastor Eurico (Patriota)
Sebastião Oliveira (PR)
Eduardo da Fonte (PP)
André de Paula (PSD)
Silvio Costa Filho (PRB)
Daniel Coelho (PPS)
Raul Henry (MDB)
Túlio Gadêlha (PDT)
Danilo Cabral (PSB)
Fernando Monteiro (PP)
Wolney Queiroz (PDT)
Augusto Coutinho (SD)
Ricardo Teobaldo (Podemos)
Fernando Filho (DEM)
Gonzaga Patriota (PSB)
Carlos Veras (PT)
Bispo Ossesio (PRB)
Renildo Calheiros (PCdoB)
Tadeu Alencar (PSB)
Fernando Rodolfo (PHS) [...]

“No segundo turno, vamos aprofundar o debate sobre Pernambuco”, diz Armando após votar
O candidato ao governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), reafirmou a disposição de debater de maneira limpa e em condições de igualdade as soluções para os problemas do Estado. "Agora nós poderemos ter as mesmas condições de fazer uma discussão séria sobre os problemas de Pernambuco e suas soluções para as questões da segurança, da saúde e da geração de emprego. No segundo turno, o povo vai ter a chance de conhecer melhor as nossas ideias", disse Armando, após votar na Escola Menino Jesus, no Pina, na Zona Sul do Recife.
Acompanhado pela esposa Mônica Guimarães, pelos filhos, pelo vice Fred Ferreira (PSC), pelos candidatos ao Senado Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), Armando chegou às 11h e encarou animado os quase 40 minutos na fila de votação. "Respeitar as filas é um dos pilares da democracia. Quem chega depois, espera", disse à imprensa.
Na sequência, Armando seguiu para acompanhar a votação dos companheiros de chapa e percorrer mais sessões eleitorais do Recife. Ele concederá entrevista coletiva no Espaço 14, em Boa Viagem, onde acompanhará a apuração. [...]

Paulo prestigia Fabíola Cabral e Eduardo da Fonte em grande arrastão no Cabo
O Governador Paulo Câmara fez questão de encerrar sua campanha, no Cabo de Santo Agostinho, para prestigiar a Candidata a Estadual Fabíola Cabral, o deputado federal Eduardo da Fonte e o Prefeito Lula Cabral, seu correligionário e aliado.
Uma multidão, um verdadeiro mar vermelho tomou conta do Centro do Cabo.
Durante a caminhada o clima foi de euforia e a vibração das pessoas que acenavam das varandas das casas foi o espelho do que será amanhã.
“A receptividade do povo é o reconhecimento e reflexo do grande conjunto de obras que estamos realizando” declarou um Feliz Lula Cabral.
Otimista a candidata Fabíola Cabral afirmou que está com a sensação de dever cumprido. “Nos comunicamos bem com os eleitores durante esses 45 dias. Agora, é esperar o resultado das urnas, que se Deus quiser será de vitória, minha de Paulo, de Dudu e Humberto.
“Esse foi um dos maiores atos de campanha que participei. Disse o Governador Paulo Câmara. [...]

“Mudar Pernambuco é uma necessidade”, afirma Armando em Vitória de Santo Antão
A feira livre de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, se vestiu do azul da mudança para acompanhar Armando Monteiro (PTB), na manhã deste sábado (6), véspera da eleição. O candidato ao governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar recebeu dos moradores, feirantes e comerciantes da cidade a confiança de que a disputa para o Palácio das Princesas não se encerra neste domingo.
"Pernambuco vai mudar porque quer e porque precisa. Mudar vai além de um desejo: é uma necessidade. E essa energia das ruas é o combustível para enfrentar essa máquina da mentira", afirmou Armando.
Acompanhado pelo vice Fred Ferreira (PSC), do candidato ao Senado Bruno Araújo (PSDB) e dos candidatos à Câmara Federal Paulo Roberto (Patriota) e Professor Edmo (PTB), Armando conversou com os eleitores sobre suas propostas e sobre a importância do voto
"Pernambuco andou para trás nos últimos quatro anos. A saúde piorou, a violência e o desemprego explodiram e as estradas se acabaram. Se a gente não mudar, fica tudo como está", salientou.
A vendedora Dacilene Santana, 31 anos, mora em um distrito do Cabo de Santo Agostinho mas tem que vir para Vitória para trabalhar. "A estrada de onde eu moro para a feira do Cabo é péssima. Voto em Armando porque acredito na mudança", reforçou ela.
Já o estudante de direito Leonardo Araújo, 23 anos, acompanhou a caminhada de Armando em uma cadeira de rodas motorizada. "O governador Paulo Câmara abandonou as pessoas com deficiência. Antes dele, qualquer pessoa com problemas de mobilidade poderia receber uma cadeira motorizada. Agora, somente quem é portador de tetraplegia. Uma cadeira dessas sai para o governo por R$ 6 mil. Para a gente, são R$ 16 mil. Isso tem que mudar. Merecemos respeito." [...]

Domingo é o dia da verdade – Por Marcelo Velez
O grande dia da eleição de 2018 está chegando e já tem candidato sem conseguir dormir direito pensando na organização e estratégias que tomou até aqui. É momento de contar e recontar os votos, ficar de olho no cumprimento da legislação eleitoral e dar um gás na motivação do grupo a fim de que todos estejam afinados no mesmo objetivo.
Dos deputados que obtiveram resultado abaixo de 40 mil votos em 2014, Edilson Silva (PSOL) deve crescer com a estrutura do mandato e Teresa Leitão pode renovar o mandato com a ajuda de Marília Arraes no Recife e interiores, além força da militância do PT. Augusto César (PTB), que agora tem apoio de 7 prefeitos, tem probabilidade de surpreender e sair entre os eleitos da chapa da oposição. Já Joel da Harpa (PP) tende a se beneficiar pelos votos bolsonaristas em Pernambuco. Eduíno, Zé Maurício, João Eudes, Beto Accioly, Dr Valdi, Everaldo Cabral, todos do PP, e Cláudia de Lupércio estão na briga pelas últimas vagas da chapinha de Eduardo da Fonte, dos quais Eudes, Cláudia e Everaldo levam vantagem por possuírem colégios eleitorais importantes como base principal, mas isto não descarta a competitividade dos outros concorrentes, nem lhes garante a cadeira. Por sua vez, Roberta Arraes, mesmo se cair alguns votos em relação ao último pleito, sai eleita porque também está inclusa na excelente chapa montada por Da Fonte.
Isaltino e Laura Gomes, por sua vez, até hoje esperam um gesto do Palácio e, apesar de estarem longe da votação necessária para vencer, podem ser agregados na máquina pública caso Paulo se sagre governador reeleito. Paulinho Tomé (PRP) precisa dar sorte de sua chapa fazer um deputado e Terezinha Nunes (PSDB) precisa garantir uma enxurrada de apoios caso não queira terminar a campanha com menos de 15 mil votos. De volta à chapa do PP, Jadeval de Lima (PMN) e Aline Mariano (PP) precisam suar a camisa para conseguir os 35 mil votos mínimos necessários para se eleger.
No meio político, o candidato pode até mentir para os seus colegas afirmando ter mais votos do que tem de verdade, mas domingo é o dia da verdade e da urna ninguém se esconde. O próximo dia 7 deve mudar a estrutura política de Pernambuco e forjar novas lideranças importantes para 2020 e 2022.
Em alta - Por falar em Beto Accioly, ele está com a bola toda em Camaragibe, sua terra natal. Depois de arrastar 2 mil pessoas num evento com o Eduardo da Fonte e mil pessoas com o governador, o deputado realizou uma grande caminhada na cidade, no último sábado, levando consigo Mais de 500 pessoas. Há quem diga que Beto indubitavelmente sai majoritário da cidade.
A força - José Humberto Cavalcanti demonstrou o porquê é deputado no encerramento de sua campanha. Uma multidão deu o sinal da força política de José, que comanda o PTB estadual e tem um irmão comandando o PODEMOS-PE. Sem dúvidas, a dupla dinâmica é uma das potências do estado e ambos devem sair vitoriosos no domingo.
Crescendo – O candidato a deputado estadual Doriel Barros está crescendo na bolsa de apostas de muitos analistas como certo para se eleger, talvez até em primeiro lugar pela chapa do PT. Oriundo da Fetape, Doriel quer repetir o feito de Manoel Santos. Presente em 172 municípios, muita gente dá como certa a vitória e até diz que a Alepe deveria já mandar fazer o diploma dele.
Tem voto - Dos candidatos a deputado estadual que figuram dentre os destaques para serem eleitos com folga no domingo, alguns podem chegar até a possuir a quantidade de votos de um deputado federal caso quisessem. É o caso de Júnior Uchôa, Pastor Cleiton Collins, Presbítero Adalto, Manoel Ferreira, Alberto Feitosa, Rodrigo Novaes e Aglailson Júnior.
Fortes na capital: André de Paula e Felipe Carreras. De posse de um exército de lideranças, muitos vereadores e alguns candidatos a deputado estadual, André e Felipe devem sair com uma excelente votação da capital pernambucana e as eleições de 2018 são uma preliminar das eleições de 2020 para prefeito do Recife.
Escrito por Marcelo Velez - Colaborador do Blog Ponto de Vista [...]

PM apreende dinheiro que iria para o MST fazer campanha em município da Mata Sul
No final da manhã desta sexta-feira (05), policiais militares do 10.º Batalhão, em uma ronda de rotina no município de Gameleira, na Mata Sul do estado, abordaram um veículo modelo Fiat Uno de cor cinza e placa OYS1750, onde encontraram vários panfletos, santinhos e bandeiras de campanha de candidato do Partido dos Trabalhadores, como também bonés do MST e uma bolsa com vários envelopes recheados de dinheiro, totalizando o valor de R$ 14 mil.
De acordo com a PM, o material de campanha e dinheiro foi encontrado com o agricultor Charles Afonso de Souza, 40 anos, morador do bairro de Sertãozinho, em Nazaré da Mata. Segundo informações chegadas ao Blog pela Polícia Militar, o agricultor havia confessado que o dinheiro seria destinado a militantes do MST. Ainda segundo a PM, o promotor local foi à Delegacia de Polícia onde será realizado o Inquérito Policial.
O material apreendido contém a foto do candidato a deputado federal Carlos Veras (PT), presidente licenciado da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco, e do ex-presidente Lula fazendo menção de sua candidatura a presidente, algo já considerado ilegal pelo TSE.
[...]
