Author: Wellington Ribeiro

Prefeito Franz Hacker visita obras de construção da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho
Com o objetivo de avaliar de perto o andamento dos serviços de ampliação e modernização do prédio que sediará a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, o prefeito Franz Hacker (PSB) realizou nesta terça-feira (06) uma visita ao canteiro de obras.
Resultado de investimentos focados na valorização e expansão da Assistência Social no município, o novo espaço acomodará os servidores em um ambiente totalmente informatizado, climatizado e planejado visando receber a população da melhor forma possível, é o que afirma o prefeito. "Quando planejamos esta obra pensamos em oferecer um espaço moderno que possibilite aos servidores um ambiente de trabalho favorável à realização das atividades, bem como ofertar à população um local onde os serviços oferecidos valorizem a eficiência sem deixar de lado o conforto e acessibilidade”, disse Franz.
Depois de pronto, o novo prédio da Secretaria ofertará Assistência Jurídica, cadastro do Programa Bolsa Família, retirada de documentos e demais serviços da rede socioassistencial, além de acomodar a Coordenadoria da Mulher e a Defesa Civil.
Franz aproveitou a oportunidade para destacar outros serviços que estão sendo realizados no município e informar que nos próximos dias estará anunciando um conjunto de obras que contemplará todo município. “Em um momento de crise estamos conseguindo superar os desafios mantendo o pagamento do funcionalismo público em dia sem deixar de imprimir uma agenda de obras e ações, tudo isso graças ao planejamento, responsabilidade e, sobretudo, ao compromisso que temos com a população”, registrou o prefeito.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

José Humberto resgata memória de Armando Monteiro Filho
A história do empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho, falecido aos 92 anos no dia 2 de janeiro de 2018, foi relembrada pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), no Grande Expediente desta segunda (5). Junto com o parlamentar petebista, vários deputados manifestaram admiração pelo político – principalmente por sua fidelidade aos princípios democráticos, já que foi uma liderança de origem empresarial que se opôs à ditadura militar implantada em 1964.
O pernambucano era filho de Armando Monteiro, diretor de uma usina de cana-de-açúcar em Sirinhaém (Mata Sul). Sua atividade política teve início na década de 1940, quando ainda era estudante de Engenharia no Recife. À época, opôs-se ao Estado Novo (período político comandado por Getúlio Vargas). Na década de 1950, foi secretário de Viação e Obras Públicas do Estado e deputado estadual na Alepe. “No cargo que ocupou no Governo de Pernambuco, Armando Filho pavimentou mais de 300 quilômetros de estradas, ligando o Recife a cidades como Goiana, Caruaru e Palmares”, destacou Cavalcanti.
Em 1954, foi eleito o deputado federal mais votado de Pernambuco. Reeleito em 1958, foi ministro da Agricultura do gabinete do primeiro-ministro Tancredo Neves, entre 1961 e 1962, no período parlamentarista da Presidência de João Goulart. “Na ocasião, Armando Monteiro Filho redigiu um projeto de reforma agrária avançado até para os dias de hoje, mas que nunca chegou a ser implementado”, ressaltou o deputado petebista. “Quando surgiu o movimento militar em 1964, ele ficou do lado dos oprimidos e ajudou a criar o MDB no Estado. Com sua morte, os pernambucanos perdem um dos melhores exemplos políticos de nossa terra”, enfatizou José Humberto Cavalcanti. [...]

Radar Político (06/02) – PP de portas fechadas para a entrada de deputados estaduais com mandato
Atualmente com seis deputados estaduais, dos quais apenas três apresentam potencial de votos superior a casa dos 30 mil, o Partido Progressista, sigla comandada no estado por Eduardo da Fonte, é apontada por muitos parlamentares com a reeleição em risco como o caminho mais fácil por onde se reeleger, por esta razão não são poucos os deputados estaduais interessados em migrar para o partido.
No entanto, apesar de muitos deputados atualmente filiados em outras siglas darem como certa a sua migração para o PP, o deputado estadual Pr. Cleiton Collins, em conversa no dia de ontem com este blogueiro, garantiu que as portas para detentores de mandato já está fechada.
Principal puxador de votos do partido, Collins falou que além dos atuais 6 deputados a chapinha já conta com quase 40 novos postulantes que apresentam potencial médio de 15 a 25 mil votos, o que por si inviabiliza a entrada de outros deputados de mandato. Confiante, Cleiton garante que o partido tem grandes chances não de apenas conquistar 10 cadeiras, mas de desbancar a hegemonia do PSB na Casa Joaquim Nabuco, partido que segundo ele deve sofrer uma redução significativa de sua bancada na ALEPE.
De saída - Crescem os rumores de que a deputada estadual Roberta Arraes deverá se juntar ao também deputado estadual Vinicius Labanca, ambos do PSB, e anunciar na janela partidária a sua saída da legenda. Na eleição de 2014 Roberta Arraes ficou na 4ª suplência mesmo obtendo 38 mil votos, sendo efetivada apenas em 2017 graças a eleição de alguns companheiros de coligação para o cargo de prefeito em 2016.
O motivo - Com a expectativa de que o último eleito pelo chapão do PSB precise de ao menos 43 mil votos para se eleger, a deputada estaria com a reeleição ameaçada caso decida permanecer na sigla. Por esta razão a procura de um partido que lhe garanta uma eleição mais confortável estaria em seus planos, é o que afirma uma fonte ao blog.
Baixa - Com o anúncio do apoio do ex-prefeito Túlio Vieira à pré-candidatura de Gustavo Gouveia, o deputado estadual Ricardo Costa (MDB) sofre a perda de uma importante base eleitoral. Com o apoio de Túlio na eleição de 2014 Ricardo obteve no município de Surubim 3.110 votos.
A máquina vai moer - O Palácio prepara para depois do período carnavalesco uma ofensiva contra o grupo da oposição e sobre àqueles que ainda estão indecisos, leia-se Família Ferreira. Entre as ações planejadas está o esvaziamento da chamada chapinha do PSC.
Atrapalhando - A decisão do ex-vereador do Recife Josenildo Sinésio de se filiar ao PP para concorrer a uma cadeira na ALEPE, afetará diretamente a reeleição da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB). Ambos competem pela preferência de um público em comum, a comunidade católica. Na eleição de 2014 Josenildo havia saído como candidato a deputado Federal em dobradinha com Terezinha.
Escada - Após passar meses fechada, a agência do Banco do Brasil de Escada reabriu as suas portas ontem (05). A reabertura foi uma luta pessoal do senador Armando Monteiro, do deputado Jorge Côrte Real (PTB) e de outros parlamentares. Jorge por sua vez, esteve por lá para conferir a conquista. Em Escada ele conta com o apoio do vice-prefeito Ivanildo Bigodão e do ex-vice-prefeito Chico do Agrícola.
Expectativa - O deputado estadual Zé Maurício (PP) tem tudo para ampliar a sua votação no Recife, onde teve 8.600 votos em 2014. Além de contar com o apoio do vereador Chico Kiko, Zé reforça a sua base na capital com o apoio do suplente de vereador Joselito Ferreira, ambos do PP.
Estudando o terreno - O ex- deputado estadual Neco, atualmente no PDT, avalia de forma cirúrgica qual partido irá escolher para disputar uma cadeira na ALEPE. Em 2016 Neco ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura de Jaboatão alcançando mais de 121 mil votos. Se acertar a chapinha, Neco tem grandes chances de voltar a ocupar uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco.
O troco - A insistência do senador Humberto Costa em levar o PT a fazer uma aliança com o PSB pode custa-lhe muito caro. A militância do PT não vê com bons olhos a movimentação do senador nesta direção e pode lhe dar o troco nas urnas.
Mata Sul 1 - Representantes dos municípios participantes do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul (COMSUL) reconduziram o prefeito Reginaldo Morais (Cortês, imagem) à presidência da entidade e elegeram o prefeito Altair Júnior (Palmares) como vice.
Mata Sul 2 - Além dos eleitos, participaram do ato os prefeitos Eduardo Coutinho (Água Preta), Marcos Moura (Maraial), Eudo Magalhães (Xexéu), Cláudio Amorim (São Benedito do Sul), Rildo Reis (Amaraji), Verônica Ramos (Gameleira), Diogo Alexandre (Chã de Alegria), Marcello Maranhão (Ribeirão), Marcos Manoel (Pombos), Marivaldo Andrade (Jaqueira) e Wilson Madero (Barra de Guabiraba).
Giro por Pernambuco - Se teve uma pessoa que aproveitou o recesso para cair na estrada e percorrer boa parte do Estado, essa pessoa foi o senador Fernando Bezerra (MDB). Pré-candidato ao Governo do Estado, FBC percorreu 26 cidades espalhadas por todas as regiões de Pernambuco com o objetivo de estreitar os laços com prefeitos, ex-prefeitos, deputados, vereadores, sindicalistas, empresários e profissionais liberais.
Falta de água - A população de Nazaré da Mata está revoltada com irregularidade no abastecimento de água por parte da COMPESA. Já são mais de 15 dias sem que água chegue às torneiras. A situação motivou o ex-vereador Bira a tomar a iniciativa de apresentar uma denúncia no Ministério Público local.
[...]

Ipojuca – Prefeita e senador prestigiam encerramento da Festa de Nossa Senhora do Ó
A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, e o senador Armando Monteiro prestigiaram neste domingo (4) o encerramento da Festa de Nossa Senhora do Ó, padroeira do maior distrito do município. No último dia das celebrações teve uma procissão que levou a imagem da homenageada pelas ruas do distrito e a tradicional missa.
Além da prefeita e do senador, estiveram presentes o deputado estadual Sílvio Costa Filho, parte do secretariado do município e representantes da Câmara de Vereadores. Uma multidão de devotos participou do evento.
As celebrações foram realizadas durante 10 dias e teve o apoio da Secretaria Especial de Cultura. O tema deste ano foi “Maria, ensinai-vos a viver a alegria do evangelho”.
Além de toda programação religiosa, os três últimos dias da Festa da padroeira da paróquia foram comemorados com shows, realizados em um palco montado na Praça de Eventos do distrito.
Nesta sexta (2), as atrações foram Magníficos e A Favorita. Já no sábado (3), houve shows de Guel do Cavaco, Baladeiros Sertanejos e Musa. Neste domingo (4) foi a vez de DD Baladeiro e Xand Avião encerrarem as comemorações.
Festa de Nossa Senhora do Ó
O dia oficial da padroeira da paróquia de Nossa Senhora do Ó é 18 de dezembro, mas por tradição, os devotos também costumam celebrar no mês de fevereiro. A programação começou no dia 26 de janeiro e terminou neste domingo, 4 de fevereiro, com atividades religiosas e culturais. [...]

Mais 20 promotores tomam posse nesta terça-feira
Vinte
promotores de Justiça tomarão posse de seus cargos nesta terça-feira, 6 de fevereiro, em cerimônia a ser realizada a partir das 16h, no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Convocados no ano passado, os mais novos integrantes do quadro de membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começarão a atuar nas cidades para onde foram designados a partir do dia 5 de março.
Ao todo, 41 promotores – 21 já em ação desde setembro de 2017 – foram convocados desde janeiro do ano passado. “Aumentar o número de promotores é a nossa prioridade. Começamos 2017 com um deficit de 146 promotores. Conseguimos chamar 41, o que é um grande avanço, mas vamos continuar trabalhando para convocar mais nos próximos meses”, diz o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.
Dos 20 promotores, aprovados no concurso público realizado em 2015 e prorrogado até 2019 pelo procurador-geral de Justiça, 14 vão para municípios do Sertão (Bodocó, Cabrobó, Carnaíba, Custódia, Exu, Flores, Floresta, Inajá, Petrolândia, Serrita, Tabira, Tacaratu, Terra Nova e Trindade), cinco para cidades do Agreste (Águas Belas, Buíque, Ibirajuba, Jupi e Lagoa dos Gatos) e um para Chã Grande, na Zona da Mata. São todas Promotorias de Primeira Entrância. É praxe no MPPE a entrada na instituição pelas comarcas de cidades mais afastadas da capital.
A partir da quarta-feira 7, os novos promotores iniciarão o curso de formação, passando por diversas atividades com o intuito de prepará-los para o desafio de assumir as Promotorias por todo o Estado, a partir do dia 5 de março. Na programação da capacitação estão incluídas palestras com integrantes do MPPE, treinamento no manejo dos sistemas eletrônicos de tramitação de processos, orientações sobre procedimentos de inteligência, perícia criminal e práticas de investigação. [...]

Maraial – Marquinhos Moura recebe deputados aliados em festa religiosa
Os deputados Jorge Côrte Real (federal) e José Humberto (estadual), estiveram na última sexta-feira (2) no município de Maraial, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, para prestigiar a festa da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que completou 53 anos de existência. O evento tem por tradição reunir milhares de pessoas todos os anos, numa demonstração de fé, alegria e devoção.
"Parabenizo a todos que fazem dessa festividade um sucesso consagrado e aproveito para agradecer o convite ao meu parceiro político, Marquinhos Moura, prefeito de Maraial", comentou o deputado Jorge Côrte Real.
Aproveitando a visita, Côrte Real entregou um ofício ao Prefeito que garante dois consultórios odontológicos à cidade. Lembrando que no final do ano passado também foi anunciado que o deputado destinou uma ambulância para o município, reforçando assim seu compromisso político com a região.
Por sua vez, o deputado estadual José Humberto elogiou o trabalho desempenhado por Moura a frente da gestão municipal e reafirmou o seu compromisso com o município. “Diante dos desafios próprios da administração pública, principalmente em um período de crise, Marquinhos desponta com uma gestão que tem se destacado principalmente nas áreas de saúde e assistência social, e nós, tanto eu quanto o deputado Jorge Côrte Real, sempre que demandados fazemos questão de dar uma atenção especial ao nosso aliado”, registrou José Humberto.
Entre as obras e serviços viabilizados pelo deputado estadual para o município, constam uma emenda parlamentar que tornou possível a aquisição de duas ambulâncias no ano passado e outra que destina recursos para a compra de um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) neste ano, além de indicações cobrando o reforço no policiamento ostensivo e a retomada das obras da Operação Reconstrução no município. [...]

17º Bal Masqué de Barreiros mostra mais uma vez porque é o melhor baile da região
Ao som da Orquestra Super Oara o Bal Masqué de Barreiros, mais tradicional prévia carnavalesca do litoral sul pernambucano, celebrou no último sábado (03) a sua 17º edição.
Bastante prestigiado, o baile mostrou mais uma vez porque é o principal ponto de encontro daqueles que desejam brincar o bom carnaval. Para os mais ousados, a imaginação correu solta com fantasias super criativas. O evento é organizado por Marcelino Filho.
Como o Blog Ponto de Vista não poderia deixar de observar, políticos da região também participaram do evento, entre eles, os prefeitos Franz Hacker (Sirinhaém) e Isabel Hacker (Rio Formoso), o vice-prefeito Sebastião Barros (Rio Formoso), os vereadores barreirenses Geraldinho e Péricles, além de secretários municipais de Barreiros e Rio Formoso.
Confira algumas imagens:
[...]

Barreiros divulga programação do Carnaval
A Prefeitura de Barreiros divulgou nesta sexta-feira (02) a programação completa do Carnaval 2018. As festividades serão abertas no próximo domingo, às 16 horas, com Nena Queiroga puxando o bloco do Caju, e se estende até a terça-feira de Carnaval encerrando com o tradicional Bloco da Latinha.
Orquestra de frevo, paredões e atrações como Rogério Som, Gleydson e Henricky, Michele Andrade, o Rodo da Bahia, Davi Firma e Acadêmicos da Bahia agitarão os 21 blocos que contam com o apoio da Prefeitura de Barreiros. Confira programação completa abaixo:
[...]

Geraldo Júlio recebe convite para participar de Culto da Maranata FM e se coloca à disposição para apoiar possível candidatura de André Carvalho à Câmara Federal
Mardoque Silva/Wanderson Medeiros Jornalismo Maranata FM
O diretor da Rádio Maranata, André Carvalho, foi recebido às 15h dessa quinta-feira (01), pelo prefeito da Cidade do Recife, Geraldo Júlio. O encontro aconteceu no Gabinete do gestor da capital pernambucana, no 9 andar da Prefeitura do Recife.
Na ocasião, André Carvalho entregou ao prefeito o convite alusivo ao Culto de Gratidão a Deus, que ocorrerá na próxima segunda-feira (05), na Orla de Piedade em Jaboatão dos Guararapes. Geraldo Júlio demonstrou muita gratidão pelo convite e enfatizou a importância da Rádio Maranata no contexto social, prestando relevantes servidões à população recifense, bem como agradeceu pelo apoio da emissora na divulgação de ações, cobranças e soluções através do Departamento de Jornalismo.
Geraldo Júlio também reconheceu a importância do segmento evangélico e da Rádio Maranata. O prefeito enfatizou ainda a forma de administração da emissora, por parte do André Carvalho. Para ele, os números atuais que colocam a Rádio Maranata em primeiro lugar geral é uma prova viva do sucesso da administração.
No âmbito político, Geraldo Júlio se colocou à disposição do André Carvalho, para um apoio a sua candidatura em uma possível disputa para deputado federal. Geraldo Júlio inclusive colocou o partido ao qual integra (PSB), garantindo ao André Carvalho toda estrutura para o pleito.
André Carvalho agradeceu ao prefeito e enfatizou que a conjuntura política determinará os caminhos a serem seguidos. Deixou bem claro que continua focado na Rádio Maranata, porém, não descartou a possibilidade de concorrer a uma vaga para a Câmara Federal, com o objetivo de representar e contribuir com o povo pernambucano. Geraldo Júlio destacou a importância de se ter um representante a altura do André Carvalho, para representar o estado na Câmara Federal.
Por fim, André Carvalho falou de projetos futuros, sempre focando a evangelização e o trabalho social, beneficiando todo o estado de Pernambuco. Um outro encontro com o gestor ficou pré-agendado, bem como a presença de Geraldo Júlio no Culto de Gratidão, confirmada. [...]

Fernando: “Está muito claro que os pernambucanos querem a mudança”
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) percorreu nesta quinta-feira (01/02) quatro cidades entre o Agreste e o Sertão de Pernambuco: Gravatá, São Caetano, Tacaimbó e Serra Talhada.
No início da manhã Fernando foi recebido pelo prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), em uma uma reunião sobre projetos para a cidade. Em seguida, o senador conversou com o chefe de executivo de São Caetano Jadiel Braga (PSDB). Fernando colocou o gabinete de Brasília à disposição de Jadiel para colaborar em ações que precisem de interface com o Governo Federal. Na cidade de Tacaimbó o senador dialogou com o ex-prefeito Washington Luiz.
No sertão o primeiro compromisso do senador foi com o prefeito Luciano Duque (PT), por volta das 18h30. Assim como ocorreu nas outras agendas, Fernando discutiu o atual cenário econômico e político de Pernambuco. “O Estado não fez o ajuste fiscal como deveria. Apenas aos fornecedores o Governo deve cerca de R$ 1,3 bilhão. Além disto investimos bem menos do que poderíamos, por falta de inciativa, projetos e ousadia da atual gestão”, destacou.
Ainda em Serra, Fernando participou de um debate com lideranças comunitárias e sindicais, num hotel da cidade. Ele ressaltou a necessidade de virar a página na política pernambucana, para que o estado volte a crescer e atender melhor a população. “Temos uma explosão na criminalidade, os indicadores da economia vão mal e Pernambuco é o campeão de desemprego no Brasil. Por isso estamos ouvindo as pessoas e percorrendo todo o Estado. Está muito claro que os pernambucanos querem a mudança”, afirmou.
[...]
