Author: Wellington Ribeiro

TCE condena ex-prefeito de Barreiros a pagar multa de R$ 54 mil
Penalidade foi aplicada porque gestores comprometeram nos mencionados exercícios mais de 54% da receita corrente líquida dos seus municípios com a folha de pessoal [...]

Radar Político (30/01) – Edson Vieira e o desafio de eleger a esposa
Acusado pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), agora ex-aliado, de quebrar a palavra e trair o próprio grupo para defender um projeto familiar após lançar a candidatura de sua esposa Alessandra Vieira como deputada estadual, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), terá que trabalhar bastante para não sair fragilizado nas eleições de outubro.
Apesar de comandar um grande colégio eleitoral no Agreste Setentrional, Edson sabe que apenas os votos de Santa Cruz do Capibaribe são insuficientes para eleger Alessandra Vieira, por esta razão terá que construir uma sólida base de apoio além das fronteiras da Capital das Confecções. Até então a única parceria relevante que ele conseguiu foi com o prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (PSDB), que na eleição de 2014 presenteou Diogo Morais com mais de 4 mil votos, além de lideranças nos municípios de Toritama, Barra de Guabiraba e Santa Maria do Cabucá.
Embora a postulação de Alessandra Viera prejudique Diogo Moraes em Santa Cruz do Capibaribe e lhe retire um importante apoio em São Joaquim do Monte, ela não será capaz de impactar o ex-aliado ao ponto de prejudicar os seus planos conquistar novamente uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco, uma vez que Diogo herdou a maioria das bases do ex-deputado Ângelo Ferreira, atual prefeito de Sertânia, e deverá superar a marca dos 50 mil votos no Estado.
Por sua vez, o prefeito Edson Vieira terá que fazer um esforço descomunal para eleger a sua esposa, caso contrário passará vergonha, verá o seu prestígio político minguar e será responsabilizado pelo fortalecimento do grupo liderado por José Augusto Maia no município.
Principal líder da oposição em Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia é candidato a deputado estadual e tem amplas chances não só de sair majoritário no município, mas de também de se eleger.
Abrindo o leque - A deputada estadual Simone Santana (PSB) não para de ampliar a sua base na Zona da Mata Sul. No último final de semana ela participou de um café da manhã em Joaquim Nabuco. O encontro que serviu para formalizar o apoio do vice-prefeito Cabeça à sua base de apoio acabou reunindo lideranças políticas de Água Preta, Gameleira, Catende e Palmares.
Animado - Entusiasmado com o resultado da pesquisa onde aparece em primeiro lugar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, o senador Armando Monteiro (PTB) retornou com todo fôlego as suas andanças pelo Estado. No último domingo ele esteve no município de Machados, na Zona da Mata Norte, para prestigiar ao lado do deputado estadual José Humberto a procissão de São Sebastião. Quem os recebeu foi o ex-prefeito Cido Plácido.
Congestionado 1 - O empresário Fred Cavalcanti, sobrinho do prefeito de Macaparana Maviael Cavalcanti (imagem), já está com o bloco na rua em busca de votos para pavimentar a sua candidatura a deputado estadual. Ele será candidato pelo PP, sigla que deverá abrigar ao menos 8 deputados estaduais de mandato, além de Fabíola Cabral, filha de Lula Cabral.
Congestionado 2 - Outra liderança que vem trabalhando duro para conquistar uma cadeira na ALEPE é Clovis Paiva, ex-prefeito de Ribeirão. Ele já está sendo visto percorrendo o vários municípios fechando alianças.
Congestionado 3 - Ao contrário de 2014, quando o último eleito da coligação se elegeu com pouco mais de 19 mil votos, a expectativa mais otimista é que neste ano aquele não obtiver ao menos 25 mil votos na chapinha do PP corre sério risco de morrer na praia.
Amigos - O prefeito de Palmares, Altair Júnior (MDB), esteve ontem no Palácio do Campo das Princesas para se reunir com o governador em exercício Raul Henry, de quem é amigo. O encontro serviu para que o gestor palmarense apresentasse várias demandas que objetivam a realização de obras nos principais bairros da “Terra dos Poetas”.
Ausência 1 - No evento promovido pelo prefeito Luciano Duque em Serra Talhada no último sábado, onde foi lançada a candidatura de Marília Arraes (PT), o senador Humberto Costa e o ex-prefeito do Recife João Paulo levaram falta. A ausência dos dois cardeais petistas seria um sinal de que eles estaria trabalhando contra a candidatura própria do PT?
Ausência 2 - Já no evento do grupo “Pernambuco Quer Mudar”, realizado em Petrolina também no último sábado, a ausência notada foi de Antônio Campos, pré-candidato ao Senado pelo Podemos. Em mensagem enviada para este blogueiro ele justificou a sua ausência. “Temos convergências, mas também divergências. A questão da Eletrobrás e Chesf liderada pelos Coelhos é um ponto de divergência. Certamente minha presença seria incomoda”, disse.
Recife - Na manhã desta terça-feira (30) o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa (SD) assinará junto com o prefeito Geraldo Júlio (PSB) a Ordem de Serviço das obras de esgotamento sanitário no bairro do Cordeiro. Deputado estadual licenciado e à frente de uma pasta desafiadora, Alberto Feitosa é de longe o secretário que mais tem conseguido promover agenda positiva na gestão de Geraldo Júlio.
Litoral Sul 1- A alta temporada de Tamandaré e São José da Coroa Grande tem superado todas as expectativas de comerciantes e empresas ligadas diretamente ao turismo. Estes municípios são administrados respectivamente por Sérgio Hacker (PSB) e Pel Lages (PEN), gestores que não fizeram feio ao preparar à altura as cidades para receber os visitantes e turistas.
Litoral Sul 2 - A segurança pública foi outro ponto positivo que contribuiu para o turismo nestes municípios. Com a criação da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar houve um incremento considerável de policiais na região, o que ajudou a construir um ambiente mais seguro não só para os moradores, mas também para aqueles que procuraram estas praias para curtir o verão.
Vantagem na região 1- Segundo um levantamento do instituto Múltipla, divulgado semana passada neste blog, a região onde o governador Paulo Câmara consegue ter uma ligeira vantagem sobre seus adversários é a Zona da Mata Sul. Região historicamente arraessista e onde o PSB possuiu um verdadeiro cinturão de prefeitos.
Vantagem na região 2 - Já o seu pior desempenho é registrado no sertão do São Francisco/Itaparica e no sertão do Araripe/Central, onde quem lidera são os senadores Fernando Bezerra Coelho e Armando Monteiro, respectivamente. Já na capital o jogo tá embolado com Marília liderando com uma pequena margem a frente de Paulo e Armando Monteiro. No geral quem lidera é o senador petebista.
[...]
TV Ipojuca Online celebra aniversário de dois anos com sorteio de brindes e culto evangélico em praça pública
A TV Ipojuca Online comemora no próximo dia 05 de fevereiro dois anos de existência. Para celebrar a data está sendo preparado um dia festivo para os internautas que acompanham a página. A programação inclui sorteios de diversos brindes durante os programas da grade, como bicicletas, liquidificadores e um Iphone, além da realização de um culto de ação e graças na Praça Dantas Barreto, centro de Ipojuca. a partir das 19h.
Diversas atrações musicais religiosas subirão ao palco, a exemplo do cantor carioca Paulo Neto, principal nome da noite. Paulo, de apenas 11 anos, é fenômeno da internet e têm milhares de visualizações no Youtube. A dupla pernambucana Lucas Roque & Gabriel também serão destaques na festividade.
O evento terá ainda espaço para os artistas do segmento gospel de Ipojuca, como os cantores Guilherme Lira, Jeferson Araújo e o Ministério Essência, das irmãs Niedja e Nivya Silva. A pregação será ministrada pelo irmão Cleybson Santos. Igrejas evangélicas e denominações religiosas do município e região foram convidadas para o evento. [...]

Câmara Federal: Mudanças à vista – Por Edvan Correia
Opinião do leitor - Por Edvan Correia
Com a entrada de novos e potenciais nomes na disputa por uma das 25 vagas que Pernambuco tem direito, o cenário não é animador para os deputados federais de mandato, além da concorrência competitiva, ainda vem o fator corrupção em que está vivendo o país e que contribuirá para as inúmeras dificuldades que alguns terão para se reelegerem.
Aos novos postulantes por uma das vagas a câmara federal, só resta ficar em atalaia e ver como estão se formando estes grupos, pois boas coligações devem ser costuradas, visando eleger deputados, sem que se faça necessário a presença de mandatarios dentro destes grupos.
Hoje podemos elencar alguns destes nomes e que tem reais condições de garantir o seu passaporte para Brasília:
1- Júnior Uchoa
2- Raul Henry
3- André Ferreira
4- Eriberto Medeiros
5- João Lira
6- Lucas Ramos
7- Sílvio C. Filho
8- Milton Coelho
9- João Campos
10- Humberto Costa
11 - Henrique Queiroz
STAND BY
Existem ainda mais DOIS nomes com grande potencial, que com certeza estarão brigando em igualdade com os outros postulantes, mas atendendo aos pedidos dos mesmos, não divulgaremos seus nomes, apenas colocarei suas atividades.
1- Empresário da Construção Civil, do AgroNegócios e Escritorio de Advocacias.
2- Empresário de Eventos e Instituição Financeira.
Com este cenário, podemos prever uma mudança superior a 50% para as vagas de federais existentes em Pernambuco.
2018: QUE RUFEM OS TAMBORES.
[...]

Armando participa da procissão de São Sebastião, em Machados
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) prestigiou, nesse domingo (28), a procissão de São Sebastião, no município de Machados, no Agreste pernambucano. Um dia após participar em Petrolina, no Sertão, do segundo ato do “Pernambuco Quer Mudar”, o petebista acompanhou o cortejo religioso em homenagem ao padroeiro da cidade ao lado da população e de lideranças como o ex-prefeitos Manoel Plácido (PTB), e do presidente estadual do PTB e deputado, José Humberto Cavalcanti. A festa completa o centenário neste ano e levou uma multidão às ruas, num gesto de devoção e espiritualidade.
Para Armando, a festa de São Sebastião é um momento de comunhão e de renovação da fé. “É motivo de muita felicidade visitar Machados, sobretudo num momento em que a população comemora o centenário do padroeiro, o São Sebastião. Vim compartilhar e participar desse momento de elevação e de comunhão em que a cidade toda se reverencia ao seu padroeiro”, destacou o petebista. O senador aproveitou a visita para destacar a força e combatividade do ex-prefeito Cido no município.
Durante a procissão, em conversas com os moradores, Armando pregou que os pernambucanos devem pedir em suas orações mais paz e tranquilidade para o Estado, sobretudo diante dos graves índices de violência, como registrados em 2017, com mais de 5,4 mil homicídios.
"Os pernambucanos precisam orar e pedir que o Estado tenha mais paz, tranquilidade e esperança para a população. Pernambuco vive um tempo de falta de esperança em função do quadro de violência que se estabeleceu no Estado e também de desemprego. É momento de pedir a Deus que olhe para Pernambuco", afirmou Armando Monteiro.
Fotos: Divulgação [...]

Ipojucana conquista ouro no pernambucano de Xadrez
O Campeonato Pernambucano de Xadrez Clássico deste ano reuniu mais de 20 participantes no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. As disputas foram realizadas neste fim de semana. Além do município do Ipojuca, participaram também enxadristas do Recife e de Paulista.
Foram disputadas duas categorias no masculino (veterano e sub-25) e uma no feminino (absoluto). Entre as meninas, quem conquistou troféu e medalha de ouro foi a ipojucana Niccoly Silva, de 12 anos, estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Jarbas Passarinho e participante ativa dos projetos de xadrez desenvolvidos na região.
O também ipojucano Phellipe Campos, do distrito de Camela, teve a terceira melhor nota na categoria sub-25, no masculino, e ficou com a medalha de bronze.
A competição foi promovida pela Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX) e teve o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Esportes, Turismo e Juventude. Os participantes ipojucanos foram acompanhados pelos professores de xadrez Lúcio Mário e Adeilton Ferreira.
Confira a lista dos vencedores:
Absoluto (feminino)
1 - Nicolly Silva (Ipojuca)
Veterano (masculino)
1 - Sérgio Murilo (Recife)
2 - Nicolas Picasso (Recife)
3 - Luiz Lima (Recife)
Sub-25 (masculino)
1 - Thiago Guerra (Paulista)
2 - Rennan Monteiro (Recife)
3 - Phellipe Campos (Ipojuca) [...]

No Sertão, “Pernambuco Quer Mudar” leva 3,5 mil pessoas e demonstra força da oposição no Estado
O grupo de oposição em Pernambuco deu mais uma grande demonstração de força neste sábado (27), em Petrolina, no Sertão, ao reunir mais de 3,5 mil pessoas no segundo evento do “Pernambuco Quer Mudar”, realizado no espaço Coliseu Hall. O ato reuniu os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto (PSDB), os ministros Fernando Filho (Minas e Energia/sem partido) e Mendonça Filho (Educação/DEM) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB). Mais de 60 prefeitos e ex-prefeitos, 11 deputados – entre estaduais e federais - além de trabalhadores e empresários, compareceram à manifestação, sendo recebidos pelo chefe do executivo municipal, Miguel Coelho. O grupo programou para o dia 3 de março próximo evento, em Caruaru, no Agreste.
Em seu discurso, o ex-governador João Lyra Neto destacou que o encontro representa a unidade política em torno do futuro de Pernambuco. Já o ex-governador Joaquim Francisco ressaltou a experiência e história de todos os líderes em prol do desenvolvimento do Estado. Ex-ministro das Cidades, Bruno Araújo lembrou que, em outubro, os pernambucanos vão eleger um líder que guiará os destinos do Estado pelos próximos quatro anos. “Pernambuco vai às urnas para votar num líder. E foi isso que faltou em 2014, a eleição de um líder. Estamos aqui hoje para buscar, junto com os pernambucanos, um líder que vai devolver ao Estado o respeito e a liderança que precisamos. Vamos em frente com um Pernambuco novo”.
Deputado federal no terceiro mandato, o ministro Fernando Filho lembrou que todas as lideranças do grupo de oposição estão colocando os interesses pessoais em segundo plano para construir um projeto que faça o Estado voltar a crescer. “O passado foi bom, mas não volta mais. Estamos provocados a fazer alguma coisa nova, a apontar um nome novo, a construir uma aliança que possa colocar Pernambuco no lugar que merece”, enfatizou.
Para o ministro da Educação Mendonça Filho, o desejo de mudança dos pernambucanos é algo consolidado. Ele ressaltou a falta de articulação política da atual gestão, que não conseguiu avançar em relação aos anos anteriores. “Os pernambucanos já definiram que querem e vão mudar em outubro deste ano. Por isso, esse movimento vai na direção do povo. Estamos discutindo aqui um projeto novo para Pernambuco. Pernambuco como está, sem líder, sem direção, não pode continuar. E essa mudança não pode ser tarefa só das lideranças políticas. Tem que nascer e ser um movimento do povo e para o povo pernambucano. E quando o povo pernambucano quer, acontece”, afirmou.
O senador Armando Monteiro realçou que três palavras constituem a essência do grupo oposicionista: unidade, compromisso e convocação. “Esse projeto não pode ser só da classe política, esse é um novo tempo para Pernambuco, de novas posturas e atitudes, de oferecer uma nova agenda ao Estado. Estou pronto para assumir o compromisso de colocar os interesses do conjunto acima das ambições individuais. Na hora própria, vamos ter a capacidade de promover a decisão e me submeterei a essa decisão”, colocou.
Último a falar, o senador Fernando Bezerra Coelho ressaltou a força e unidade política em torno do grupo de oposições e garantiu que o sentimento de mudança nos pernambucanos é um caminho sem volta. “Esse grupo reúne biografias com um compromisso só: o de resgatar a autoestima dos pernambucanos. Saímos todos de Petrolina absolutamente unidos. Temos disposição, história, experiência e luta para enfrentar esse novo momento para Pernambuco”, cravou.
O “Pernambuco Quer Mudar” é o maior movimento de oposição já consolidado na história do Estado, reunindo até o momento os partidos: PSDB, DEM, PV, PRTB, PTB, PRB e Podemos.
Fotos: Divulgação [...]

Grupo das Oposições realiza encontro “Pernambuco Quer Mudar” em Petrolina
O Grupo das Oposições em Pernambuco, liderado pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), os ministros Fernando Filho (Minas e Energia) e Mendonça Filho (Educação), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), e os ex-governadores João Lyra Neto (PSDB) e Joaquim Francisco (PSDB) realizam, neste sábado (27), seu segundo grande ato político. O evento ocorrerá no Coliseu Hall, em Petrolina, a partir das 9h30. Em pauta, os rumos do Estado e a necessidade de Pernambuco mudar.
Serviço:
“Pernambuco Quer Mudar”
Data: Sábado, 27/01
Local: Coliseu Hall - (Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 257 - Vila Eduardo)
Horário: 9h30 [...]

Armando lidera nova pesquisa da Múltipla, tecnicamente empatado com Câmara e Marília
O Senador Armando Monteiro cresceu e lidera o novo levantamento do Instituto Múltipla para governador de Pernambuco. A pesquisa foi realizada com 600 questionários, em 65 dos 184 municípios pernambucanos, entre os dias 18 e 22 deste mês de janeiro e foi registrada no TRE sob o número PE 08043/2018.
Armando, que tinha 13,5% na pesquisa anterior, agora aparece com 20,5% das intenções de voto, seguido do governador Paulo Câmara, que tinha 18,7% e caiu para 16%, ainda que estável dentro da margem de erro. O blog teve acesso integral aos dados.
A vereadora Marília Arraes (PT) que em novembro tinha 9,6% também cresceu e aparece com 14,5%. Há de se considerar que, com base na margem de erro da pesquisa, de 4,1% para mais ou para menos, Armando, Câmara e Marina estão no que pode-se chamar empate técnico. De toda forma, impacta a mudança de ordem dos candidatos.
O Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM),tem 10,5%, seguido do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) está na quinta colocação com 5%. O deputado Bruno Araújo (PSDB) tem 2,5%. Brancos e nulos somam 23,5%, indecisos 4,5% e não souberam ou não quiseram responder a pesquisa, 3%.
Cenários: em um cenário sem Mendonça Filho, Armando Monteiro tem 23,7%, Paulo Câmara, 20,5%, Marília Arraes, 16,7% e Fernando Bezerra Coelho, 5%. No cenário sem Fernando Bezerra Coelho, Armando lidera com 22,8% seguido de Paulo Câmara com 17,7%, Marília Arraes com 15% e Mendonça Filho com 11,5%.
Em uma simulação sem Armando Monteiro, Marília Arraes lidera com 21,7%, com o governador Paulo Câmara chegando a 19,3%, seguido de Mendonça Filho, com 15,7% e Fernando Bezerra, com 6,7%. Sem Armando e Marília no páreo Câmara tem 26,8%, seguido de Mendonça Filho, com 20,8% e Fernando Bezerra Coelho, com 7%.
Segundo turno: o instituto fez simulações de diversos cenários de segundo turno prováveis para as eleições deste ano. Numa disputa entre Paulo Câmara e Armando, Monteiro tem 30,2% contra 28,2%. No embate entre Paulo Câmara e Mendonça Filho, o governador tem 29,2% contra 24% do Ministro. Contra Marília Arraes, Câmara teria 27,8% contra 26,7% da petista.
Rejeição: O Múltipla aferiu também o índice de rejeição dos candidatos. Dos entrevistados, 63,5% disseram que não votariam em Paulo Câmara de jeito nenhum. Já 56,5% não votam em Fernando Bezerra Coelho. Um total de 55,8% não votariam de jeito nenhum em Mendonça Filho. 54,5% não admitem votar em Bruno Araújo. 49,8% dizem não votar em Marília Arraes. E 41,2% não votariam em Armando Monteiro.
Na pesquisa estimulada para o Senado, o 1º colocado é Jarbas Vasconcelos (PMDB) com 23,8%, seguido por Humberto Costa com 16%, Armando, 15,2%, Mendonça Filho, 14,7%, André Ferreira, 7%, Sílvio Costa, 5,8%, Luciana Santos, 5%, Antonio Campos, 4,2%, José Queiroz, 4,2%. Brancos e nulos, 25%. Indecisos são 5,7% contra 4,5% que não sabem ou não opinaram.
Veja aqui o comparativo do desempenho dos candidatos entre novembro e janeiro, segundo o Instituto: Comparativo-pesquisas
Perfil da amostra: Masculino 47,3%, Feminino 52,7%; 16 a 24 anos 16,8%, 25 a 34 anos 22,2%, 35 a 44 anos 21,0%, 45 a 59 anos 23,3% e 60 anos ou mais 16,5%.
A amostra foi composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no Estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Região Metropolitana 42,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2 e Sertão 18,0%.
O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1% Sistema interno e controle de verificação: Para realização da pesquisa, utilizam-se uma equipe de entrevistadores e supervisores, contratados pelo Instituto. Todos devidamente treinados para execução do trabalho.
A área da pesquisa compreende o estado de Pernambuco, composta por 04 (quatro) mesorregiões: Região Metropolitana, Agreste, Sertão e Zona da Mata e os seguintes municípios: Floresta, Petrolândia, Cabrobó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Salgueiro, São José do Belmonte, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Serra Talhada, Arcoverde, Custódia, Sertânia, Águas Belas, Bom Conselho, Buique, Garanhuns, Lajedo, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre Deus, Caruaru, Gravatá, Pesqueira, São Bento do Uma, São Caetano, Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Abreu e Lima, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Água Preta, Barreiros, Catende, Escada, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém, Vitória de Santo Antão, Aliança, Carpina, Glória de Goitá, Goiana, Itambé, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba e Vicência.
Por Nil Júnior
Veja aqui o relatório completo do Múltipla:
[...]

Barreiros – Deputado Augusto Coutinho participa da entrega de 80 títulos definitivos de terra
Em passagem pelo município de Barreiros, na Mata Sul, o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) participou de solenidade de entrega de 80 títulos definitivos de terra e visitou uma feira livre promovida por agricultores rurais.
O ato, promovido pelo Incra, contou com a presença do superintendente regional do instituto, Heliodoro Daltino. Na ocasião, o parlamentar também se reuniu com o novo diretor do IFPE de Barreiros, Adalberto Arruda.
Em sua agenda em Barreiros o deputado Augusto Coutinho foi recepcionado pelo secretário municipal de Agricultura, Vicente Rapouso, e pelo vereador Cristiano da Saúde (SD).
[...]
