Author: Wellington Ribeiro

João Fernando apresenta demandas dos municípios da Mata Sul a ministro Antônio Imbassahy
O deputado João Fernando foi até o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, solicitar celeridade por parte do Governo Federal na liberação dos recursos para atender aos municípios pernambucanos em estado de emergência, no agreste e na mata sul, devidos às chuvas.
O parlamentar também pleiteou a autorização de repasses da ordem de R$118 milhões, fruto de emenda da bancada pernambucana, para acelerar a conclusão da primeira etapa da Adutora do Agreste, que corresponde ao conjunto de obras para atender 23 municípios da região.
Para incentivar a pesquisa no Estado o deputado também apresentou ao ministro Imbassahy pedidos para liberação dos recursos de suas emendas que irão beneficiar projetos da UFPE, FACEPE e ITEP. [...]
Na Câmara, Danilo é escolhido relator de comissão que vai acompanhar a situação de municípios atingidos pelas enchentes
O deputado Danilo Cabral (PSB) será o relator da Comissão Externa Temporária da Câmara Federal destinada a acompanhar, auxiliar e fiscalizar a situação das comunidades afetadas em municípios atingidos pelas cheias nos estados de Alagoas e de Pernambuco. O colegiado foi instituído na noite desta terça-feira (6), mesma data da realização da primeira reunião. Na manhã de hoje, os parlamentares se reúnem com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
No planejamento e cronograma de trabalho debatidos pelos parlamentares, estão previstas audiências com ministros de Estado, reuniões com governadores e prefeitos dos locais atingidos, audiências públicas nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores. Segundo Danilo Cabral, já na próxima semana serão realizadas visitas aos municípios.
“Propusemos que o governo federal libere antecipadamente as emendas impositivas dos deputados do Orçamento 2017 destinadas aos municípios onde ocorreram as enchentes”, afirmou Danilo Cabral. Ele, por exemplo, tem emendas na área de saúde para Rio Formoso, cidade que teve o hospital municipal inundado e está com a população sendo atendida por um hospital de campanha do Exército. “Nossas emendas podem ajudar na reconstrução dos equipamentos e no atendimento à população”, explica Danilo.
A Comissão foi criada, com ônus para a Câmara dos Deputados, com o objetivo de propor à Câmara dos Deputados e ao Governo Federal medidas de suporte necessárias ao pronto atendimento da situação de calamidade dos municípios atingidos, bem como realizar ampla fiscalização sobre a aplicação dos recursos federais alocados. O coordenador da Comissão Externa é o deputado JHC (PSB-AL). [...]

Prefeitura de Rio Formoso cancela gastos com festas de emancipação e São João
Em resultado as fortes chuvas que atingiram o município e que deixou centenas de desabrigados e desalojados, a Prefeitura de Rio Formoso decidiu cancelar os eventos programados para ao mês de junho (Festa de Emancipação e Festividades Juninas).
Segundo a prefeitura, a decisão tomada pela prefeita Isabel Hacker (PSB) tem por objetivo concentrar esforços e recursos no auxílio às vítimas e na reconstrução das áreas atingidas do município que figura na lista das 27 cidades que estão em estado de emergência.
Além de Rio Formoso, a Prefeitura de Barreiros também decidiu por cancelar o gasto com festas juninas para priorizar ações voltadas a minimizar os problemas ocasionados pela enchente que atingiu o município na semana passada. A informação foi comunicada na última sexta-feira (02/06).
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

TRE-PE reúniu 720 jovens para conversar sobre política e cidadania no Programa Eleitor do Futuro
Na manhã desta terça-feira (06/06), aconteceu o Programa Eleitor do Futuro com o Presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva no Centro de Convenções, em Olinda. Pela primeira vez o evento contou com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Educação, realizando palestras para estimular os jovens ao exercício do voto e despertar o interesse deles para as questões políticas, éticas, sociais e jurídicas.
“Quando falo com os jovens eu me sinto um deles, pois fui uma criança pobre, trabalhei, estudei muito e cheguei a ser desembargador porque nunca perdi a esperança de construir um Brasil melhor”, afirmou o presidente do TRE-PE, que foi o primeiro gestor da Justiça Eleitoral no Brasil a participar da ação efetivamente.
O evento contou a participação dos alunos de escolas públicas do Recife e região metropolitana que prestigiaram as palestras do diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Delmiro Campos, do presidente do TRE-PE, Antônio Carlos e do secretário da EJE, Eduardo Japiassu. A participação interativa dos alunos foi o ponto alto, no qual, várias escolas fizeram apresentação de dança, banda de fanfarra e grupo vocal.
“O Eleitor do Futuro em Pernambuco desde de março de 2017, vem apresentando este reforço que é a presença do presidente do Tribunal e sua fala para animar e ressaltar todas essas palestras que estamos divulgando há 11 anos”, proferiu o diretor da EJE, Delmiro Campos.
O secretário da EJE, Eduardo Japiassu, interagiu com os alunos em um diálogo informal e acalorado, emocionando os presentes e despertando nos adolescentes, futuros eleitores, a importância de sonhar para conseguir atingir os objetivos, como poder de transformação social, citando um poema de Mário Quintana, “Uma vida não basta ser apenas vivida: Também precisa ser sonhada”, e afirmou “Os jovens de hoje serão aqueles que farão a diferença do nosso País, no futuro”, concluiu.
O TRE-PE reforçou o programa Eleitor do Futuro porque constatou, em 2016, que diante das conturbações no cenário político, os jovens pernambucanos estavam desmotivados a participarem de eleições e irem às urnas. Esse problema acabou se agravando, depois que ocorreram os escândalos políticos de 2012 e as movimentações nas ruas, em junho de 2013. Nas últimas quatro eleições em Pernambuco o índice de jovens, entre 16 e 18 anos caíram 42%, e os jovens com 16 anos completos, 56% ainda não entram no sistema eleitoral. [...]

Cortês – Prefeito Reginaldo Morais visita áreas de risco ao lado de técnico do Ministério da Integração Nacional
Na manhã desta terça-feira (06/06) o prefeito de Cortês, Reginaldo Morais, recebeu a visita do analista técnico de infraestrutura do Ministério da Integração, Gunter Assis.
O gestor levou o profissional para visitar as áreas de risco de deslizamento de encosta, oportunidade em que o representante do Ministério da Integração Nacional constatou de perto a gravidade da situação vivenciada pela população que mora nos morros do município.
A visita também foi acompanhada por técnicos da Secretaria Estadual das Cidades e por representantes da Defesa Civil do Estado.
Preocupado com o risco de deslizamento, o prefeito de Cortês prometeu cobrar agilidade e rapidez para o problema que está pondo em risco a vida da população.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]

Radar Político desta terça-feira (06/06) – Paulo mostra oportunismo no caso da garota Rivânia
O município de São José da Coroa Grande recebeu no dia de ontem a visita do governador Paulo Câmara (PSB), até ai nada mais do que esperado de um chefe de Estado, principalmente agora depois da Zona da Mata Sul de Pernambuco ter sofrido com mais uma enchente.
No entanto, a visita do gestor ao município, mais especificamente ao distrito da Várzea do Una, soou como mais um ato de oportunismo barato praticado por aqueles que buscam na desgraça alheia a chance de se promoverem e recuperarem a sua imagem, e pelo jeito parece esse tipo de conduta repugnante contaminou o governador, que ao ver o fenômeno “Rivânia” viralizar nas redes sociais e ganhar a atenção das grandes emissoras de televisão resolveu voltar os olhos para o município.
Vale lembrar que até o último sábado, oito dias após as águas do Rio Una invadirem os distritos da Várzea e Abreu do Una, São José da Coroa Grande sequer contava na lista dos municípios considerados pelo Governo de Pernambuco em situação de emergência.
Eles também merecem a atenção - Em sua passagem pela Várzea do Una, Paulo Câmara buscou explorar ao máximo a imagem da pequena Rivânia, no entanto não dispensou a mesma atenção aos que tiveram a suas casas destruídas e que ainda se encontram desabrigados.
Não esquecemos! – A população presente no evento aproveitou a oportunidade para cobrar do governador a pavimentação da estrada de 7km que dá acesso ao distrito, obra prometida por Paulo Câmara no ano de 2013, quando em pré-campanha esteve na festa de emancipação do município.
Aguerrido - Mesmo de luto, após o falecimento de sua mãe por causas naturais, o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (PEN) não se deixou abater e tem coordenado como um guerreiro as ações da prefeitura para trazer de volta a normalidade ao município após a catástrofe.
Competência - Comandando um dos municípios que mais sofreram com os temporais, a prefeita Isabel Hacker (PSB, imagem) tem surpreendido. Não faltam elogios à sua atuação e postura diante do desafio que vem enfrentando. A organização com que as ações de assistência à população estão sendo coordenadas pela gestora leva a acreditar que ela possuiu muito mais que os apenas pouco mais de 5 meses a frente do município de Rio Formoso.
Sem politicagem 1 – Outro gestor que tem sobressaído diante da situação é o prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB). O chefe do Poder Executivo municipal da Cidade dos Poetas tem mostrado muito bem como a máquina pública tem que se comportar diante da situação. Com ações bem coordenadas e fiscalizadas o gestor não tem permitido o uso político das doações.
Sem politicagem 2 – O prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB) tem supervisionado de perto a entrega das 2.500 cestas básicas compradas com recursos do Governo Municipal. As entregas estão concentradas em localidades da zona rural que até pouco tempo estavam isoladas por conta das fortes chuvas. Uma equipe técnica da secretaria municipal de Assistência Social também tem acompanhado a ação.
Contribuição – O prefeito Eduardo Coutinho (PSB) é só elogio ao secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da SEPLAG, Maurício Cruz (imagem). O gestor tem afirmado que a ajuda que Cruz e sua equipe está disponibilizado para o município tem contribuído bastante, principalmente para o levantamento de dados e obtenção de ajuda junto ao Governo do Estado.
Prioridades – Colocando entre as suas prioridades a recuperação das estradas vicinais, o prefeito Eduardo Coutinho tem mobilizado um grande aparato de máquinas e pessoal para tirar do isolamento várias comunidades da zona rural. Destruição de pontes e passagens molhadas são as principais dificuldades encontradas pelo caminho. “Não vamos parar um só minuto ate que tudo volte ao que era antes”, disse o gestor.
Atraso 1 - Em passagem por Barreiros no último final de semana, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, fez questão de registrar nos principais meios de comunicação a entrega de 105 casas do loteamento Santa Clara já nos próximos 20 dias para atender aos desabrigados. O que o ministro esqueceu de falar é que parte das habitações já estavam concluídas há tempo e que só agora, depois de mais uma tragédia, decidiu realizar a entrega.
Atraso 2 - Vale lembrar que projeto do habitacional Santa Clara foi concebido para atender a população que foi atingida pelas enchentes dos anos 2010 e 2011. Assim também como a construção das barragens Panelas II, Gastos, Igarapeba, Barra de Guabiraba e Serro Azul, sendo que só esta última está concluída. Todos as ações são fruto de uma parceria entre o Governo Federal e Estadual, portanto, tanto Bruno Araújo quanto Paulo Câmara devem muitas explicações à população.
Sensato - Foi acertada a decisão do prefeito de Barreiros, Elimário Farias, de cancelar os gastos com as festas juninas para concentrar os esforços na assistência às vítimas da enchente.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com [...]

Governador Paulo Câmara visita Rivânia no distrito da Várzea do Una, em São José da Coroa Grande
SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE - A inspiradora história da pequena Rivânia Rogéria dos Ramos Silva, de apenas oito anos, ajudou o Governo de Pernambuco a antecipar um processo que estava em planejamento para a reestruturação dos acervos literários das escolas atingidas pelas enchentes da semana passada. Nesta segunda-feira (05.06), o governador Paulo Câmara visitou o distrito de Várzea do Una, neste município, para conhecer e a menina que escolheu seus livros como os bens mais importantes para salvar após a enxurrada. Na ocasião, Paulo anunciou a entrega de kits para todas as escolas que tiveram suas bibliotecas afetadas.
Rivânia foi a primeira criança a ser beneficiada pela ação. Ela recebeu 80 publicações e a sua escola, Municipal Várzea do Una, outros 150 livros. "Eu fiz questão de vir conhecer essa menina bonita, que nos emocionou na última semana. Rivânia nos inspirou, e nós antecipamos uma ação já pensada na semana passada. Vamos realizar essa distribuição de livros em todas as bibliotecas das escolas estaduais e municipais prejudicadas, porque nós entendemos a importância de, cada vez mais, incentivar a leitura e motivar a educação", destacou Paulo.
O governador ressaltou também os esforços da administração estadual para a recuperação dos municípios. “A gente sai daqui, hoje, de São José da Coroa Grande, na certeza de que temos muito o que fazer. Precisamos recuperar as escolas, as casas, as estradas e tudo o que foi destruído pelas chuvas que atingiram a Mata Sul e parte do Agreste. Mas saímos também felizes, porque pudemos ver o futuro de uma nova geração de pernambucanos que, com certeza, vai fazer a diferença através da educação”, afirmou.
A Secretaria Estadual de Educação está realizando um levantamento para o cadastro das unidades educacionais que necessitam desse material. A quantidade de livros enviada pode variar de acordo com a demanda de cada localidade, como explica o secretário da pasta, Frederico Amâncio. "Estamos trabalhando na construção desse planejamento, observando a peculiaridade de cada situação", pontuou.
Ainda assustada com a grande repercussão de seu ato, Rivânia trata com naturalidade sua paixão pelos livros. "Minha avó mandou eu pegar rápido as coisas mais importantes, e eu peguei a bolsa com meus cadernos e livros. Eu gosto de ler e quero ser professora quando crescer", confessou, afirmando que sua matéria preferida é matemática. A estudante esta matriculada na 3ª série do Fundamental I. "Meu futuro está dentro dos livros", completou Rivânia.
A Paixão pelo estudo é incentivada também pelos avós, com quem mora a pequena futura docente. "Eu torço pela vitória dela. Como ela quer ser professora, vai ter que continuar estudando muito, lendo muito para conseguir o que sonha. E esses novos livros chegaram em boa hora. Ela ficou muito feliz", contou a avó materna, dona Maria Ivone da Silva, de 67 anos.
OPERAÇÕES PRONTIDÃO - Dando continuidade às visitas aos municípios afetados pelas enchentes, o governador aproveitou a sua passagem por São José da Coroa Grande para ir ao vizinho município de Barreiros. Na cidade, Paulo vistoriou os pontos mais críticos afetados e coordenou ações estratégicas para o andamento dos serviços assistenciais oferecidos no local.
Fotos: Aluisio Moreira/SEI
[...]

Prefeitura de Tamandaré e voluntários realizam o plantio de mudas pela cidade
Em plena a semana do Meio Ambiente a Prefeitura de Tamandaré, em parceria com a ONG Garis Marítimos e o Projeto Recifes Costeiros, retoma a campanha de arborização urbana.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Pedrosa, as ações estão abrangendo prioritariamente o Parque do Forte de Tamandré, praças, calçadas e canteiros centrais.
As espécies escolhidas para o plantio são nativas da Mata Atlântica, a exemplo de Jatobá, Mescla de Cheiro, Imbiriba, Pau Brasil, Cabota de Rêgo, Camaçari, Japaranduba, Banan de Papagaio, entre outras.
Os principais objetivos da ação objetivo são o de trazer mais verde para a cidade e promover a consciência e preservação ambiental entre a população.
Confira mais imagens:
[...]
Hapvida faz campanha para arrecadar donativos para desabrigados
As grandes chuvas que caíram em Pernambuco recentemente fizeram várias vítimas e deixaram milhares de desabrigados. Pessoas que perderam tudo e agora vivem de forma precária, praticamente com a roupa do corpo, precisam da ajuda mais básica. Pensando nisso, o Hapvida criou a campanha #correntedobemhapvida e, entre os dias 5 e 10 de junho, estará recebendo alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e água potável. A cada produto recebido, o plano de saúde doará outro. Ao final, tudo o que for recolhido será enviado para os postos de coleta definidos pelo Governo do Estado.
Os pontos de doação do Hapvida em Pernambuco são: Hapclínica Cabo, Hapclínica Olinda, Hapclínica Boa Viagem, Hapclínica Mário Domingues I, Unidade de Fisioterapia Olinda, Hapclínica Piedade, Hapclínica Barão de Itamaracá, Hapclínica Graças, Hapclínica Espinheiro, Unidade da Mulher, Hapclínica Ilha do Leite, Hapclínica Beira Rio, Hapclínica Epaminondas, Hapclínica Recife e Unidade de Fisioterapia Parque Amorim. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h. Veja os endereços das unidades no site: https://goo.gl/KVqJcS
[...]

Humberto propõe projeto que impede cursos de saúde sem aulas presenciais
A autorização concedida pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), para a realização de cursos de graduação na área de saúde exclusivamente a distância foi criticada, na última semana, pelo líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE).
O parlamentar avalia que é inadmissível alguém concluir um curso de saúde sem frequentar aulas presenciais e ter matérias in loco. Por isso, apresentou, na sessão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado da última quarta-feira (31), um projeto de decreto legislativo que susta os efeitos da medida.
As novas regras do MEC foram publicadas por meio de decreto, assinado pelo presidente não eleito Michel Temer (PMDB), no Diário Oficial da União.
Segundo Humberto, é um equívoco total e absoluto permitir que instituições ofereçam cursos de saúde na modalidade exclusiva a distância.
“Esse é o exemplo mais bem acabado de como o MEC está a serviço dos interesses privados. Não faz sentido que exista isso. É inadmissível uma pessoa possa ser capacitada a distância para fazer, por exemplo, um procedimento fisioterápico ou na área esteticista. Como isso será aprendido a distância? Isso para falar apenas dos casos mais simples", afirmou.
A proposta do senador não altera o trecho do decreto que autoriza a adoção do ensino a distância para instituições de ensino fundamental, médio, profissional e superior - ressalvado os cursos de saúde. O objetivo do MEC é aumentar a oferta de cursos em todo o território nacional.
O líder da Oposição disse esperar que o governo volte atrás em relação especificamente aos cursos de saúde, sem a necessidade da aprovação do projeto proposto por ele no Congresso Nacional.
Ele ressaltou que há uma regulamentação do Conselho Nacional de Saúde, referendada, inclusive, pelo atual ministro da Saúde, que decidiu pela não aceitação de cursos da área de saúde exclusivamente a distância.
Humberto recebeu o apoio dos demais integrantes da CAS, onde apresentou a proposta. A presidente do colegiado, Marta Suplicy (PMDB-SP), e outros parlamentares da base aliada do governo manifestaram intenção de votar favoravelmente ao projeto do líder da Oposição. [...]
