Author: Wellington Ribeiro

Prefeito Mano Medeiros prestigia primeira missa celebrada por dom Paulo Jackson, no Jaboatāo
O município do Jaboatão dos Guararapes foi escolhido por dom Paulo Jackson para celebrar sua primeira missa, um dia após tomar posse como novo arcebispo de Olinda e Recife, que ocorreu no domingo(13). O ato ecumênico foi realizado, na manhã desta segunda-feira (14), na Igreja de Santo Amaro, em Jaboatão Centro. A escolha do local se deu em virtude da passagem das imagens da padroeira da Argentina, Nossa Senhora de Luján, e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O prefeito Mano Medeiros prestigiou a presença de dom Paulo Jackson e se disse honrado por Jaboatāo participar desse momento histórico e tão importante para a Igreja Católica.
A passagem por Jaboatāo faz parte da peregrinação iniciada no dia 15 de abril, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP. Em Pernambuco, as imagens já passaram por Garanhuns, Caruaru, Pombos e Vitória de Santo Antão, antes de chegarem a Jaboatāo. Nove peregrinos argentinos trouxeram a imagem de Nossa Senhora de Luján, de Buenos Aires, e estão fazendo todo o percurso a pé. A peregrinação já tem 44 anos, sendo a terceira passagem no Brasil e a primeira por Pernambuco.
Dom Paulo Jackson disse que decidiu estar no Jaboatāo assim que tomou conhecimento da missa que seria realizada, na Igreja de Santo Amaro. “Quando o bispo dom Limacedo me contou que haveria essa peregrinação, falei de imediato que queria participar. Jaboatão é a segunda maior cidade de Pernambuco e é muito importante para nossa arquidiocese. Ao tomar posse, disse que pretendo visitar, conhecer e ouvir as 156 paróquias dos 19 municípios, e não há nada melhor do que iniciar esse diálogo por Jaboatão. Tenho muita alegria de celebrar a minha primeira missa entre vocês. Agradeço o acolhimento da Prefeitura, na pessoa do prefeito Mano Medeiros”, ressaltou o arcebispo.
“Fico muito feliz em receber o arcebispo dom Paulo Jackson, Nossa Senhora de Luján e Nossa Senhora Aparecida. Jaboatāo é uma cidade abençoada com a presença de dom Paulo, que veio celebrar a sua primeira missa como arcebispo. Por onde passou, ele esteve à frente de grandes projetos sociais e agora começa um novo ciclo de renovação. Nosso compromisso com a arquidiocese continua sempre na direção de transformar a vida das pessoas e a realidade do município”, disse o prefeito Mano Medeiros.
O padre Luis Perales trabalha na Basílica Nacional de Luján, em Buenos Aires, e é um dos nove peregrinos que trouxeram a imagem da Santa. Ele disse que essa peregrinação, que completa 44 anos, é uma missão de Deus, que começou na Argentina e depois passou a visitar outros países da América do Sul.
A devoção à Virgem de Luján vem desde o ano de 1630, quando uma caravana que partiu de Pernambuco rumo a Buenos Aires, levando imagens de Nossa Senhora da Consolação e da Imaculada Conceição, teve problema para atravessar o Rio Luján. Os devotos viram, naquele momento, o ato milagroso de que a Santa queria permanecer no local. Uma capela foi erguida no povoado de Sumampa e, em 1887, Nossa Senhora de Luján foi coroada como padroeira da Argentina [...]

Isabel Hacker chama atenção para que união salve os municípios que estão com dificuldades financeiras
A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker, fez um apelo ao governo federal nesta segunda-feira (14) durante uma reunião na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), enfatizando a importância da união entre os governos para oferecer suporte aos municípios que enfrentam sérias dificuldades financeiras.
Isabel destacou a crítica situação vivenciada por municípios de pequeno porte, que dependem exclusivamente da receita proveniente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo dados apresentados, essa receita sofreu uma queda de aproximadamente 34% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, a prefeita ressaltou os impactos gerados pelo comprometimento com os pisos salariais e o aumento do salário mínimo, que acarretaram em um significativo aumento nas despesas municipais.
Na reunião que contou com a participação da bancada federal, deputados estaduais e prefeitos de diversos municípios pernambucanos, Isabel Hacker enfatizou: "É fundamental que haja uma mobilização conjunta entre os governos municipais, estaduais e o governo federal para enfrentarmos essa crise financeira que afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados à população. A queda no repasse do FPM, aliada às obrigações crescentes, tem colocado os municípios em uma situação delicada. Precisamos unir esforços para garantir que os cidadãos continuem recebendo os serviços essenciais sem interrupções."
A presença da bancada federal, dos deputados estaduais e dos prefeitos de diversos municípios pernambucanos na reunião ressalta a gravidade da situação e a necessidade de buscar alternativas e soluções coletivas para superar o cenário desafiador que muitos municípios enfrentam. O apelo da prefeita Isabel Hacker ecoa a voz de diversas lideranças municipais que buscam apoio para manter a sustentabilidade financeira e a qualidade de vida nas cidades. [...]

Nadegi e João defendem aumento nos repasses às prefeituras
A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, e o deputado estadual João de Nadegi se incorporaram ao coro de gestores municipais e parlamentares em favor do aumento de repasses federais e estaduais às cidades. A mobilização organizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reuniu em assembleia, nesta segunda-feira (14), na sede da entidade, prefeitos de todos estado, além de deputados federais e estaduais.
Na primeira parcela de julho, segundo a Amupe, houve uma queda de 34% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é a principal fonte de arrecadação da maioria das prefeituras brasileiras, em relação ao mesmo mês de 2022; além de reduções nas alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Perdas essas que podem comprometer os serviços públicos prestados pelas prefeituras.
Nadegi argumentou que não se trata de culpabilizar ninguém, mas de mobilizar todos os entes federativos em prol de uma melhor qualidade no serviço pública na ponta, para o povo. “Tentar solicitar do Governo Federal um adicional de adiantamento de 1,5%, que seria para março. Também discutir com o Governo do Estado o aumento do ICMS, 1% de adicional. A coisa fundamental é a união dos prefeitos para mostrar à população que muitas vezes não temos condições e nem recursos financeiros. Essas perdas nos repasses abalaram nossos municípios”, destacou. A prefeita salientou ainda que seu deputado federal, Silvio Costa Filho, integra o coro de lideranças mobilizadas nesse movimento.
Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, João de Nadegi reforçou o seu apoio às causas municipalistas. “A saúde financeira das prefeituras e a luta por mais recursos é uma bandeira que estamos defendendo na Alepe. Estamos trabalhando por essa causa, que é uma causa das pessoas, das cidades”, pontuou o deputado. [...]

Projeto ‘Meu Pai tem Nome’: inscrições tem início hoje e terminam no dia 16
A Defensoria Pública de Pernambuco abriu as inscrições para a participação da população no projeto “Meu pai tem nome”, uma campanha para reconhecimento de paternidade realizada em todo território nacional, que acontecerá no próximo sábado (19/08).
Durante a campanha serão atendidos as cidadãs e os cidadãos interessados em fazer reconhecimento espontâneo de paternidade por meio da solicitação de exame de DNA. É sempre importante lembrar que todos os serviços oferecidos pela DPPE são gratuitos.
As inscrições devem ser realizadas na segunda-feira (14), na terça-feira (15) e na quarta-feira (16) a partir das 8h. O agendamento pode ser feito de modo presencial na sede da Defensoria Pública de Pernambuco na Av. Manoel Borba, 640, bairro da Boa Vista, no centro do Recife, ou virtualmente por meio de mensagens através do aplicativo Telegram, pelo número (81) 9.488-3026.
A iniciativa integra o projeto “Meu pai tem nome”, articulado pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). A campanha é realizada em âmbito nacional, com a participação das Defensorias Públicas dos Estados e do Distrito Federal. [...]

Gleide Ângelo vai à Brasília marchar junto às Margaridas
Saiba mais informações clicando no link [...]

Setembro verde marca mês da Educação Física
Saiba mais informações clicando no link [...]

Deputada Débora Almeida prestigia posse do novo Arcebispo de Recife e Olinda
Saiba mais informações clicando no link [...]

Secretaria de Educação de Araripina lança simulado para avaliar alunos de 2°, 5° e 9° ano
Pela primeira vez na história de Araripina, a Secretaria Municipal de Educação realizará um simulado municipal para os alunos das turmas de 2°, 5° e 9° anos da rede municipal de ensino. O simulado, programado para esta sexta, 18 de agosto, tem o objetivo de verificar o nível de aprendizagem dos alunos que serão submetidos às avaliações externas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
"Essa é uma oportunidade valiosa para os nossos alunos, professores e administradores escolares entenderem onde estão em termos de desempenho educacional. O simulado nos ajudará a identificar áreas que precisam ser fortalecidas e garantir que estamos no caminho certo para o sucesso nas avaliações externas”, afirmou Ana Paula Ramos, secretária municipal de Educação.
O simulado é parte de um grande esforço da gestão municipal para continuar melhorando a qualidade da educação em Araripina. As escolas e os professores estão sendo incentivados a preparar os alunos para o simulado. [...]

RADAR POLÍTICO (14/08) – Os desafios do PSB para 2024
Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link [...]

Padilha reafirma disposição em disputar Prefeitura de Paulista e abre diálogo com adversários de Yves Ribeiro
Saiba mais informações clicando no link [...]
