Author: Wellington Ribeiro

Josafá Almeida mostra força de articulação e amplia base em São Caetano
Mais um vereador da oposição se junta ao prefeito, totalizando 10 parlamentares ao lado de Josafá
O vereador Ênio Quirino (PSB), eleito com 628 votos, em 2020, agora faz parte da bancada do governo da gestão de Josafá Almeida, em São Caetano. Ênio começou seu mandato de vereador na oposição e sempre foi um fiscal responsável para com os direitos do povo.
Nesta terça (18), o parlamentar se juntou ao grupo do prefeito já pensando nas eleições de 2024. “Eu sempre fiz requerimentos em favor da população e sempre fui atendido com muita atenção por Josafá. Ver São Caetano se transformar em um canteiro de obras e ver entregas por todos os lugares da cidade e da zona rural me deixa muito feliz e decidido a participar desta excelente gestão de São Caetano”, explicou Ênio.
Já o prefeito Josafá recebeu mais um apoio com muita alegria. “O tempo vai passando, a gente vai trabalhando e transformando nossa cidade, entregando muito mais do que prometemos e por isso estamos ampliando, cada vez mais, o nosso grupo. Quem é inteligente e tem responsabilidade sabe que a transparência e o zelo com o serviço público está deste lado e por isso todos estão juntos conosco. Ênio sempre foi muito responsável e agora estará compondo uma bancada que vai nos ajudar a transformar São Caetano ainda mais”, comemorou Josafá Almeida. [...]

Prefeitura do Ipojuca anuncia 5ª edição do Festival do Livro do Litoral Sul
A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, anunciou, nesta terça-feira (18), o lançamento da 5ª edição do Festival do Livro do Litoral Sul, que acontecerá de 07 a 12 de agosto, no Clube Municipal de Ipojuca. Com o objetivo de fortalecer a cultura ipojucana através da democratização em seus múltiplos estilos e da valorização e formação de todos os colaboradores que integram a Rede Municipal de Educação, o evento este ano traz como tema “Baobá ipojucano: resistência, humanização e ressignificação de saberes e fazeres".
Focando em personalidades que contribuíram com a história e a cultura ipojucana em diversos setores da sociedade, este ano serão homenageados: o historiador Ivo Ferreira de Almeida, o escritor Frei José Milton de Azevedo Coelho (in memorian), a educadora Maria do Socorro Raposo Sales (Dona Socorro) e a líder da Comunidade Quilombola Ilha dos Mercês, Maria Madalena da Silva (Dona Madá). "Só tenho a parabenizar a construção de um evento que integra diversas secretarias da gestão municipal, visando o incentivo à leitura e ao aprimoramento profissional", disse a prefeita do Ipojuca, Célia Sales. Para o organizador do evento, Afonso Carvalho, as expectativas são as melhores possíveis. "A gente acredita que vai ter um público de 25 mil pessoas com acesso à inúmeras editoras através dos seus 460 distribuidores, e a geração de 650 empregos diretos e indiretos." disse.
Entre as atrações estão shows culturais, atividades pedagógicas, palestras e lançamento de obras com a participação de estudantes e diversos profissionais da Rede Municipal de Ensino. E assim como em anos anteriores, os profissionais da Educação do Ipojuca terão um bônus para poder utilizar na aquisição de exemplares durante a feira. Ainda sobre a programação estão o Café Literário, espaço reservado para a divulgação e comercialização das obras dos escritores ipojucanos e apresentações culturais de grupos locais e regionais. "Eu não sei se rio de emoção ou se choro de alegria por esse momento. Eu estou muito feliz de fazer parte de um evento tão grande como esse", disse uma das homenageadas, Dona Madá. Outro homenageado que recebeu convite direto da prefeita foi o historiador Ivo Ferreira. [...]

Prefeito Fábio Aragão oficializa a doação de terreno para construção de casas populares
Na tarde desta terça-feira (18), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, oficializou a doação de um terreno para a construção de casas populares, no loteamento Dona Arlinda II. O terreno foi doado a Associação de Apoio aos Sem Teto da Região Nordeste (AAST) e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
O terreno, com mais de 6 mil metros quadrados, será construído casas populares para os populares que realizaram o cadastro junto ao MTST. A AAST irá buscar os recursos junto ao Governo Federal e alinhado a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, aprovar o projeto das casas populares.
O prefeito Fábio Aragão estava muito feliz com mais essa conquista na área habitacional do município. “Recentemente entregamos 500 casas no Residencial Cruzeiro, no qual, dezenas de famílias realizaram o sonho da casa própria. Hoje, estamos dando mais um passo importante nas políticas públicas de habitação em nosso município. A doação desse terreno é o primeiro passo e juntos a associação, vamos buscar a construção de mais moradias para nosso povo”, disse.
Estivem presentes no evento de doação o prefeito, secretários, vereadores, representantes do movimento e populares. [...]

Prefeitura de Caruaru inicia aplicação de asfalto em via de acesso ao Aeroporto Oscar Laranjeira
Esta obra do Asfalto que Avança conectará o Aeroporto com a Avenida Leão Dourado permitindo uma maior mobilidade e segurança ao local.
Dando continuidade à série de investimentos em ruas e avenidas essenciais para o avanço da atividade turística na cidade, a Prefeitura de Caruaru, por meio do programa Asfalto que Avança da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, atualmente se encontra com execução de asfalto na via que dá acesso ao Aeroporto Oscar Laranjeira, na Vila do Aeroporto.
Esta obra conectará o Aeroporto com a Avenida Leão Dourado permitindo uma maior mobilidade e segurança ao local. “Após os reforços de subleito, sub-base e base, chegamos, agora, à fase de aplicação de asfalto. O investimento servirá de rota entre a BR-232 e o Aeroporto Oscar Laranjeira, impulsionando, assim, o turismo da nossa cidade”, destacou o engenheiro-fiscal da Siurb, Wallace Ribeiro.
Vale ressaltar que naquele perímetro urbano, a Prefeitura de Caruaru também inaugurou recentemente os binários do Alto do Moura. O conjunto de obras correspondeu a mais de 970m de vias pavimentadas – totalizando três ruas – justamente no entorno do Parque da Lagoa e do Centro Cultural do Parque da Lagoa, que se encontram com as execuções em ritmo acelerado, tendo localizações vizinhas ao pórtico e ao estacionamento do Alto, este último tradicional pólo turístico da cidade. [...]

Gestão de Raimundo Pimentel alcança 76% de aprovação
Em uma declaração nas redes sociais nesta terça-feira (18), o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, expressou seu orgulho e gratidão após a divulgação de uma recente pesquisa do Instituto Múltipla, que apontou uma taxa de aprovação de 76% para a sua gestão.
A pesquisa, realizada no início deste mês, reflete o sentimento de orgulho do prefeito, que considera este reconhecimento como resultado do esforço coletivo de todos os cidadãos da cidade.
A alta aprovação não apenas valida o trabalho realizado pela administração municipal, mas também demonstra a confiança do povo de Araripina em sua liderança. Pimentel destacou que esse resultado é compartilhado por todos os cidadãos que se dedicam a construir uma cidade melhor a cada dia. Ele se referiu ao resultado como "a prova de que estamos no caminho certo".
“Esse resultado não é apenas meu, mas de cada cidadão de Araripina que acredita em nosso trabalho e se dedica a construir uma cidade melhor a cada dia", declarou o prefeito.
No entanto, mesmo diante de um forte índice de aprovação, o prefeito Pimentel ressaltou que não há espaço para acomodação. Ele reconheceu que a cidade ainda enfrenta muitos desafios e metas a serem alcançadas. "Ainda temos muitos desafios pela frente, muitas metas a alcançar. É com humildade e trabalho que vamos continuar melhorando a vida dos araripinenses, fazendo nossa cidade crescer e se desenvolver cada vez mais", afirmou
Pimentel concluiu sua mensagem agradecendo a todos que acreditam em seu trabalho e que fazem parte dessa jornada ao seu lado e da sua equipe. Essa pesquisa do Instituto Múltipla vem em um momento crucial, validando o esforço contínuo da administração para fazer de Araripina uma cidade cada vez melhor e mais forte. [...]

Hospital Geral de Paulista abrirá primeira etapa na primeira quinzena de agosto
O Hospital Geral de Paulista está se preparando para iniciar a primeira fase de suas operações na primeira quinzena de agosto. Para este momento, os serviços de urgência geral e algumas especialidades médicas estarão disponíveis para a população. Os detalhes da abertura foram apresentados, nesta terça-feira (18.07), durante uma visita do diretor operacional do hospital, Bruno Marques, a representantes da gestão municipal na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, localizada no Centro de Paulista.
"No início, teremos especialidades como ginecologia, urologia, cardiologia e diagnósticos laboratoriais. Além disso, teremos duas unidades de ambulância, uma básica e outra com unidade de terapia intensiva (UTI). Agradecemos todo o empenho da Prefeitura de Paulista para concretizar nosso funcionamento na cidade", informou o diretor.
Os interessados em trabalhar no hospital podem enviar seus currículos para o e-mail rhospitalgeraldepaulista@gmail.com.
Também é possível cadastrar os currículos por meio do seguinte link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSceRsuMayd2-2Sc9ZtyxftJ1eRVDg309soIOLROskIrtG7c5g/viewform?usp=sf_link
Os candidatos selecionados serão convocados para atender às demandas iniciais do corpo técnico e médico nessa primeira etapa.
O segundo módulo será inaugurado na segunda quinzena de agosto e contará com um ambulatório de ortopedia, UTI coronária e exames de imagens, como raio-x e mamografias. Já o terceiro módulo, que inclui serviços de imagem como tomografia, ressonância e o bloco cirúrgico, está programado para abrir na primeira quinzena de setembro.
“Estamos muito satisfeitos em observar que o empreendimento será inaugurado no próximo mês. Ao total serão 180 novos postos de trabalho que serão ocupados na medida em que se concluam as etapas. Damos os parabéns aos empreendedores e continuamos prestando todo o apoio no sentido que compete a gestão municipal“, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes. [...]

Justiça Federal determina registro no CREF dos professores do IFPE
A Justiça Federal em Pernambuco deferiu o pedido do CREF12/PE determinando a retificação do Edital para contratação de professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A instituição não exigia o registro no CREF para os Professores de Educação Física.
Ministério Público Federal (MPF), Tribunais Regionais Federais (TRFs) de todo o país, inclusive jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmam a obrigatoriedade do registro no CREF para o exercício profissional, independente de local (escola, academia, condomínio, hospital, clube, quartel, hospital, etc).
“Não há mais dúvidas, não cabe mais questionamento, quanto a obrigatoriedade de regularidade junto ao Sistema CONFEF/CREFs para se trabalhar com Educação Física. Não importa o local. Espero que todas as pessoas físicas e jurídicas compreendam e evitem problemas judiciais” informou o presidente do CREF12/PE, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), que também é advogado.
Na decisão, o Desembargador Federal Luiz Bispo Da Silva Neto ordenou que todos devem estar com o devido registro ativo perante o CREF12/PE para a investidura, posse e exercício no cargo de professor de educação física.
O CREF12/PE ganhou todas as ações judiciais contra prefeituras, Governo de Pernambuco e agora IFPE, pois é pacífico no Judiciário de que é obrigatório o registro e regularidade junto ao CREF para ministrar aulas de Educação Física no ensino infantil, fundamental, médio e superior.
Quem não se registrar no CREF, além de ser exonerado de suas funções, responderá criminalmente por exercício ilegal da profissão e crime contra as relações de consumo (art. 7º, VII, da Lei nº 8137/90), cumulado com multa de 1 (uma) a 5 (cinco) anuidades do Sistema CONFEF/CREFs (Art. 5º-G. VI e Art. 5º-H. § 2º da Lei 9696/98).
Exija a CIP (Carteira de Identidade Profissional) em todos os locais. Escolas (públicas ou privadas), clubes, academias, praças, hotéis, condomínios, etc. Quem souber de quaisquer irregularidades, denuncie! O CREF12/PE dispõe de três canais para denúncias: pelo telefone/WhatsApp: (81) 9 8877 6678, ou e-mail: fiscalizacao@cref12.org.br ou no cref12.org.br/denuncia/.
Quanto mais informações melhor. Fotos, vídeos, link, print, endereço, dias e horários das irregularidades. [...]

Em Audiência Pública, Diogo Alexandre desmente boatos e esclarece importância de empréstimo para obras em Chã Grande
O prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre (Avante), participou de audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade, realizada nesta segunda-feira (17). A reunião, convocada pelo Legislativo, teve como objetivo debater sobre o projeto de lei que visa a adesão do município ao FINISA, que é um financiamento para estados e cidades brasileiras oferecido pela Caixa.
Na reunião, Diogo Alexandre apresentou os avanços colocados em prática nos últimos anos, na gestão municipal. Além disso, Diogo também desmentiu os boatos e as informações falsas acerca da adesão do município ao FINISA.
De acordo com o Governo Municipal, a proposta, apresentada ainda no mês passado, está paralisada na Câmara de Vereadores. No Legislativo, o texto encontra a oposição do presidente, Demir, que tem segurado o andamento do projeto.
Desde que chegou ao Legislativo, a proposta ainda não passou por análise no Plenário, apesar da importância do texto para o desenvolvimento do município.
O FINISA, que vem sendo adotado por estados e municípios brasileiros, prevê o investimento de recursos em obras públicas, com pagamento parcelado. Em Chã Grande, o financiamento poderá ser utilizado para inúmeras obras de infraestrutura. [...]

Rodrigo Farias cobra plano de segurança de Raquel: “Acabaram com o Pacto pela Vida e não apresentaram alternativa”
“A sensação de insegurança tem aumentado em Pernambuco e, já com quase sete meses de governo, a gestão Raquel/Priscila ainda não apresentou nenhuma política pública contra a violência em Pernambuco”, acusa o deputado estadual Rodrigo Farias. De acordo com o parlamentar, o programa de segurança de Raquel/Priscila havia sido prometido para maio, depois para junho e, até agora, nenhum projeto foi mostrado à sociedade.
“O pior é que Raquel acabou com o Pacto pela Vida – uma política pública reconhecida pela ONU –, não lançou nenhum programa contra a violência e a sensação de insegurança só faz aumentar em Pernambuco”, lamentou o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB).
Segundo Farias, a governadora Raquel Lyra deveria ter permanecido com o Pacto pela Vida. “A gestão de Raquel e Priscila não poderia, de um dia para o outro, acabar com o Pacto pela Vida sem apresentar uma alternativa. Quem está pagando é a população, que não se sente mais segura”, afirmou Farias.
O deputado lembra que, nestes quase sete meses, a gestão Raquel/Priscila tem errado nos três principais pilares do serviço público: segurança, saúde e educação. “Na segurança está desse jeito, sensação de insegurança aumentando, sem política pública contra a violência. Na saúde, fechando hospital por desorganização. E na educação, alunos sem merenda, professores insatisfeitos e com greve decretada. Onde vamos parar desse jeito?”, questionou Rodrigo Farias. [...]

Deputado Chaparral prestigia o Arraiá das Victórias em Vertente do Lério
O deputado estadual Cleber Chaparral (União Brasil) participou, no último sábado (15), do Arraiá das Victórias, evento organizado pela Paróquia de Nossa Senhora das Victórias, na Quadra da Escola José Batista, no Centro de Vertente do Lério. Bastante cumprimentado pela população, o deputado prestigiou o festejo em companhia do líder político Dão de Chaparral e de várias outras lideranças locais.
"Agradeço a recepção de todos e gostaria de parabenizar meu amigo, o padre Simeão Manoel Dantas, pároco da cidade de Vertente do Lério, pelo belíssimo evento junino promovido na Terra do Calcário", disse Chaparral. [...]
