Author: Wellington Ribeiro

Em debate, Chapa 4 se destaca com proposta de mudança e protagonismo do Cremepe
Protagonismo e sem amarras partidárias. Estes foram os destaques da Chapa 4, “Liberta, Cremepe!”, durante o debate da Rádio Jornal entre os grupos que concorrem para a gestão do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe). A Chapa 4 foi representada pelo médico urologista Misael Wanderley no debate que aconteceu nesta segunda-feira (17/07).
Durante uma hora de programa, mediado por Natália Ribeiro e com participação da titular de saúde do JC, Cinthya Leite, os candidatos tiveram tempos iguais para apresentarem as ideias das chapas e debater o futuro do Cremepe em caso de vitória nas eleições marcadas para agosto.
“A nossa chapa representa a renovação, é uma chapa plural, sem nenhum viés político. Nós, inclusive, sempre fazemos questão de pontuar que não devemos misturar as coisas (medicina com política), o que deixamos bem claro nas propostas.Também temos representantes de Recife até a região do Alto Sertão, que é uma das nossas propostas, a interiorização do Cremepe”, destacou Misael Wanderley.
Ao todo, a Chapa 4 tem 40 propostas, uma para cada candidato ao conselho, mas o ponto principal levantado durante o debate foi a proposta de mudança, na prática, já que as chapas concorrentes contam com inúmeros candidatos que são ou já foram da situação em determinado momento.
“É uma chapa de oposição, não é uma chapa de continuísmo, por isso, acreditamos principalmente na renovação, em uma retomada no olhar mais atencioso para o médico e para a medicina. Acreditamos que o Cremepe pode reassumir o protagonismo que tem perdido ao longo do tempo. Temos propostas muito profícuas para o exercício da medicina, valorizando sobretudo o princípio hipocrático da medicina”, falou Misael para todo Pernambuco.
As eleições para a composição dos conselheiros do Cremepe para os próximos cinco anos ocorrem nos dias 14 e 15 de agosto. Todo o processo eleitoral será realizado pela internet, entre 8h e 20h nos dois dias. No entanto, é necessário realizar uma atualização cadastral no site do Conselho Federal de Medicina, até o dia 7 de agosto. Para médicos de até 70 anos, a votação é obrigatória, mediante multa. [...]

Deputado Renato Antunes lança programa para ouvir demandas de pequenos e médios empresários de Pernambuco
Com a missão de ouvir as demandas e reivindicações de comerciantes, pequenos e médios empreendedores de todas as regiões de Pernambuco, o deputado Renato Antunes lançou em Carpina o Desenvolve PE. O programa, que vai percorrer todas as regiões do estado, surgiu após diversos pedidos de empresários que sinalizam dificuldades para exercer atividade empresarial em suas cidades. Para Renato Antunes, idealizador do projeto, a iniciativa nasce em um momento estratégico para Pernambuco.
"A ideia central do Desenvolve PE é proporcionar um espaço para que os empresários expressem suas preocupações, sugestões e necessidades, visando a criação de soluções e a implementação de políticas públicas efetivas. Pernambuco vem de um histórico recente ocupando os piores índices para o empreendedorismo. Isso é sério e precisa ser transformado. Vamos sim, usar de todos os meios para que os empreendedores tenham respostas e ações que tragam melhorias para todos”, comentou Renato.
O deputado entende que, ao escutar diretamente os anseios da classe empresarial é possível construir uma plataforma de diálogo aberta e transparente, contribuindo para o fortalecimento do setor e o fomento da economia estadual.
Durante o lançamento do programa em Carpina, Renato Antunes ressaltou a importância de estender essa iniciativa a todas as regiões de Pernambuco, a fim de alcançar um maior número de empresários e garantir que as demandas sejam ouvidas de forma abrangente. Com isso, pretende-se promover ações concretas que auxiliem na superação dos obstáculos enfrentados pelos empreendedores, incentivando o crescimento dos negócios e a geração de empregos em todo o estado.
“A gente sofre muito com o abandono das rodovias estaduais que cortam nossa região. Foram anos sem uma perspectiva de ação, sem previsão de intervenção. É muito bom o que o deputado está fazendo, em ouvir nossas reivindicações e levar para a equipe da governadora. Estamos animados com essa iniciativa”, afirmou o empresário de Carpina, Felipe Silva.
Renato destacou ainda que o Desenvolve PE não se trata apenas de um programa de escuta, mas sim de uma plataforma de apoio aos empresários, visando a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento e a prosperidade dos empreendimentos locais. Para isso, serão realizadas reuniões, encontros e debates com representantes de entidades empresariais, órgãos governamentais e demais atores relevantes, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelo setor.
À medida que o programa avançar por todas as regiões do estado, espera-se que as informações e as necessidades levantadas pelos empresários sejam sistematizadas e convertidas em propostas concretas, que poderão ser encaminhadas aos órgãos competentes e servir de base para a elaboração de projetos de lei e outras medidas voltadas para o setor empresarial. O Deputado Renato Antunes demonstra confiança de que, por meio do Desenvolve PE, será possível impulsionar a economia de Pernambuco e criar um ambiente mais favorável aos negócios locais. [...]

Classe política e setor produtivo unidos em defesa do ramal da Transnordestina em Pernambuco
A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (17), de um encontro promovido pela Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), com o intuito de reivindicar ao Governo Federal a retomada e conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina, no ramal Salgueiro-Suape. Na ocasião, mais de 20 entidades de representação da indústria, comércio, agricultura, tecnologia e serviços, entregaram a chefe do Executivo estadual documento que solicita a inclusão do trecho no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) e no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.
“Pernambuco está unido em torno da Transnordestina. Precisamos da conclusão da obra da Ferrovia para garantir que o nosso Estado volte a ter capacidade de investimentos, e que possa mudar a sua matriz econômica fazendo com que o Nordeste se reposicione para o Brasil com a sua localização geográfica e o seu potencial logístico”, destacou Raquel Lyra.
Para todo o setor produtivo pernambucano, a expectativa é de que a conclusão da obra acelere a melhoria do ambiente de negócios no estado. “A FIEPE sempre procura as pautas que provocam o desenvolvimento e o progresso de Pernambuco. É importante olhar o mapa ferroviário brasileiro, porque se não houver esse trecho de Pernambuco, será um grande vazio no Nordeste, prejudicando muito o desenvolvimento da região”, ressaltou o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.
Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, defendeu a conclusão da obra para que Pernambuco seja integrado aos quatro cantos do Brasil, intensificando a produção e a competitividade da economia. “Não tem nenhum grande desafio na história de Pernambuco que, quando o povo se une, não há uma vitória. Esse vai ser o caso da Transnordestina. Temos um trabalho muito grande pela frente que envolve vitórias políticas, são essas que estamos construindo aqui, e vitórias técnicas onde, com o Governo Federal, iremos construir o caminho jurídico viável para que a gente de fato tenha o nosso ramo da Ferrovia”, concluiu.
A conexão direta entre o interior do estado e o Porto de Suape permitirá um fluxo mais rápido e eficiente de mercadorias, com menor dependência do transporte rodoviário. O projeto, que já possui um percentual considerável de avanço físico, necessita de investimentos adicionais para garantir a sua conclusão e pleno funcionamento. Com a inclusão no PAC III, será possível assegurar o aporte necessário para a retomada das obras e para a implementação de medidas que tragam a finalização em menor prazo.
Também estiveram presentes o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto; o diretor-presidente de Suape, Márcio Guiot; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; os senadores da República Teresa Leitão e Humberto Costa; os deputados estaduais Waldemar Borges, Mário Ricardo e José Patriota; os federais Mendonça Filho, Pedro Campos, Carlos Veras e Silvio Costa Filho; além do presidente do Conselho Regional da Amcham Recife, Paulo Sales; o diretor-executivo do Grupo Atitude; Roberto Abreu e Lima; e demais representantes das entidades empresariais. [...]

Senadora se mostra otimista sobre ramal pernambucano da Transnordestina
“Ao se tratar de Pernambuco, mesmo atuando republicanamente, o coração do presidente Lula bate mais forte. Iremos todas juntas, todos juntos, levar esse pleito adiante e seremos vitoriosos”. Com essas palavras a senadora Teresa Leitão encerrou sua fala durante encontro na Fiepe, na manhã desta segunda (17/07), que teve como tema o apoio à construção do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina.
O evento reuniu autoridades políticas e empresariais em defesa dos interesses de Pernambuco em relação à Ferrovia Transnordestina, um projeto estruturador para o desenvolvimento econômico da região Nordeste. A bancada federal de Pernambuco no Congresso Nacional está unida em torno da proposta de trazer a construção de um ramal da ferrovia entre o município sertanejo de Salgueiro e o Porto de Suape.
“Esse encontro de hoje é muito importante porque se soma ao esforço que estamos fazendo, no Senado e na Câmara, junto ao governo federal”, comentou Teresa Leitão, que é otimista quanto ao atendimento do pleito. “A Transnordestina em Pernambuco é uma questão de Estado. É uma questão de todos os pernambucanos, de todas as pernambucanas”. E completou: “Um mais um pode ser mais que dois. Eu acho que esse é o nosso espírito nesse momento: somar, ganhar amplitude de representação política, empresarial”. [...]

Fabrizio Ferraz recebe Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, na 23ª Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico
O deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade) e Márcia Conrado (PT), prefeita da Serra Talhada, estiveram juntos, no último domingo, na 23° Missa do Vaqueiro de Nazaré do Pico. As festividades do distrito florestano é uma das mais tradicionais da região.
“Márcia é uma amiga que tem realizado um brilhante trabalho em Serra Talhada, deixando sua marca com uma gestão exitosa. É uma enorme satisfação recebê-la em Floresta, minha terra natal. Em comum nós trabalhamos pelo fortalecimento do Sertão do Estado”, afirmou o deputado.
Na última eleição Fabrizio Ferraz triplicou a sua votação, saindo fortalecido principalmente pelo trabalho que vem realizando no sertões do Pajeú e de Itaparica. Em Serra Talhada, por exemplo, foi o segundo deputado mais votado, com um mandato propositivo e fiscalizador, defendendo o fortalecimento da economia dos municípios. [...]

Prefeito Raimundo Pimentel anuncia nova Unidade Básica de Saúde e reforço no Mais Médicos em Araripina
Em um vídeo divulgado nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (17), o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, anunciou a implantação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no centro da cidade e a chegada de 25 médicos do programa Mais Médicos, do Governo Federal.
O novo equipamento de saúde será situado na Praça de Dr. Pedro, com o intuito de atender a população do centro da cidade e de desafogar a demanda no Centro de Saúde Dr. José Araújo Lima, proporcionando um atendimento mais acessível e eficiente. "Estamos trabalhando para que a saúde de nossa população seja sempre uma prioridade. Com a nova UBS, esperamos proporcionar um atendimento de qualidade e mais acessível para nossos cidadãos", afirmou o prefeito Pimentel.
A chegada dos profissionais do Mais Médicos é vista como uma conquista importante para a cidade de Araripina.
Esse programa, implementado pelo Governo Federal, busca ampliar a presença de médicos nas regiões mais carentes do país, beneficiando especialmente municípios do interior e periferias das grandes cidades.
“O Programa Mais Médicos tem sido fundamental para fortalecer a assistência médica em nosso país, principalmente em áreas com maior necessidade. Estamos gratos por receber esses 25 profissionais e tenho certeza que farão a diferença em nosso atendimento à saúde", ressaltou Pimentel.
A nova UBS e o reforço da equipe médica chegam em um momento oportuno para Araripina, ampliando a cobertura e a qualidade do atendimento à saúde na cidade. Ambas as medidas mostram o compromisso do município em promover uma saúde de qualidade para sua população.
[...]

Prefeito Mano Medeiros defende união para retomar obra da Barragem do Engenho Pereira
A retomada da construção da Barragem do Engenho Pereira foi tema de debate, nesta segunda-feira (17), entre os prefeitos do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e de Moreno, Edmilson Cupertino, e o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo. Na ocasião, Mano Medeiros falou da importância da barragem para evitar as enchentes provocadas pelo Rio Jaboatão, nos períodos de chuva. Por isso, defende a necessidade da união de forças para que a obra tenha início, após quase 10 anos de paralisação.
“Temos que reforçar a importância da participação política. Nós somos gestores dos municípios e temos nossas limitações, por isso é fundamental que o Governo do Estado entre nessa discussão. É preciso envolver a Fidem, que trata das questões metropolitanas, até porque é um assunto que não se resume a Jaboatão e Moreno. Também se faz necessária uma união de forças entre municípios, Estado, União e a nossa bancada federal para alocar recursos para esta barragem”, ressaltou o prefeito do Jaboatão.
Mano Medeiros citou que moradores, principalmente, do bairro da Muribeca, sofrem as consequências das enchentes, até mesmo quando não chove no Jaboatão. “No dia 14 de junho, não choveu na nossa cidade, mas desceu um volume muito grande de água de Vitória de Santo Antão e Moreno. Este ano, nossa preocupação foi com as enxurradas do Rio Jaboatão. O inverno está acabando, mas sempre teremos chuva, por isso a construção da Barragem do Engenho Pereira é fundamental”, disse.
Durante, o debate, o prefeito falou dos investimentos da gestão municipal no sistema de drenagem e no aprofundamento e alargamento do canal da Lagoa Olho D´água, que contribuem para a redução dos transtornos provocados pelos alagamentos.
Na sua fala, o secretário Almir Cirilo garantiu que o Governo do Estado tem interesse em retomar as obras da barragem e vem buscando recursos neste sentido. Segundo ele, há duas alternativas: captar verba junto ao Governo Federal ou parceria com a iniciativa privada. Cirilo também disse que, devido ao tempo do projeto, datado de 1999, foram necessários ajustes para adequá-lo às questões geológicas da área e aos impactos ambientais. O secretário destacou que o custo previsto para a conclusão da Barragem do Engenho Pereira é da ordem de R$ 80 milhões.
Nesta segunda-feira, a questão da Barragem do Engenho Pereira também foi assunto da reunião entre o deputado federal André Ferreira e o presidente da Compesa, Romildo Porto. O parlamentar disse ser possível a inclusão de uma emenda de bancada no Orçamento da União, direcionando recursos federais para a obra.
A Barragem do Engenho Pereira foi projetada em 1999 e iniciada em 2013, no município de Moreno. Em 2014, contudo, foi paralisada, apesar dos cerca de R$ 50 milhões investidos na terraplanagem e indenizações pagas aos proprietários de terras da região. Além de evitar as enchentes em Jaboatão e Moreno, a barragem também seria aproveitada para o abastecimento de água em Moreno. [...]

“A Sudene é parte da solução na questão da Transnordestina”, defende superintendente
Durante evento realizado em Pernambuco nesta segunda (17), Danilo Cabral destacou presença da obra estruturante no Plano Regional proposto pela autarquia
Recife (PE) - Uma das principais obras estruturantes do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) foi tema de evento realizado nesta segunda (17) pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). O debate sobre a importância da Ferrovia Transnordestina para a economia do estado contou com a participação do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, além de representantes do Governo Federal, Poderes Executivo e Legislativo estaduais e setor produtivo.
Na ocasião, empresários apresentaram um documento defendendo a retomada das obras da ferrovia, incluindo o trecho que liga a cidade de Salgueiro, no Sertão pernambucano, ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife.
“O que nós estamos a discutir não é o convencimento da importância da Transnordestina não só para Pernambuco, mas para o Nordeste. Aqui, todos estão convencidos da importância de um projeto secular e que a gente conseguiu, em um passado recente, a partir da liderança do presidente Lula, tirar do papel e começar a materializar esse sonho”, comentou o superintendente da Sudene.
Danilo Cabral avaliou que o momento de maior sinergia da região com o Governo Federal é um ponto favorável para acelerar a viabilização do projeto. “Aproveitando o ambiente político de reencontro do Nordeste com o Brasil, podemos fazer esta obra cumprir o papel de desenvolvimento. E se a obra já era importante lá atrás, a partir da agenda de sustentabilidade que está no mundo hoje, ela se torna mais estratégica para o Brasil”, comentou.
O superintendente destacou o papel da Sudene na viabilização do empreendimento, ressaltando a presença do projeto no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, aprovado na última reunião do Conselho Deliberativo da autarquia, realizada em 10 de julho. “O Plano Plurianual vai para a pauta do Congresso Nacional em agosto, juntamente com o PRDNE. E a Sudene, cumprindo o seu papel e seguindo a orientação do presidente Lula e do ministro Waldez Góes, fez questão de incluir o projeto da ferrovia, reposicionando-o no PPA”, afirmou.
Vale destacar que parte dos recursos para a Transnordestina é oriunda dos fundos regionais. “Temos mais de R$ 3 bilhões investidos na obra da ferrovia. Somos parte da solução e vamos usar este espaço para beneficiar o povo do Nordeste”, finalizou Danilo Cabral.
Entre as autoridades que compuseram a mesa, estavam os senadores pernambucanos Humberto Costa e Teresa Leitão; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; e o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger. [...]

Prefeito João Campos obra de ampliação do Hospital Veterinário do Recife
A Prefeitura do Recife deu início às obras de ampliação do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no bairro do Cordeiro. Inaugurado em 2017, com o objetivo de oferecer atendimentos clínicos e emergenciais, além de exames nos cães e gatos dos moradores da cidade, sobretudo, a população de baixa renda, o equipamento vai duplicar a capacidade de atendimento. Ao todo, a Prefeitura do Recife está investindo mais de R$ 2,3 milhões na intervenção, que tem prazo de ser concluída no primeiro semestre de 2024. O prefeito João Campos visitou o canteiro de obras hoje.
Com a ampliação, o Hospital Veterinário do Recife passará a ter mais do que o dobro da área existente, passando de 333 m² para 839 m². Com a expansão da capacidade, a unidade também passará a atender 24 horas. Após a reforma, o local vai contar com duas salas de cirurgia, ambas com sala de pré e pós-operatório, oito salas para consultórios veterinários e farmácia. A previsão é de um aumento para 5 mil atendimentos, 1.800 cirurgias e 1 mil exames de imagem por mês.
“Em nome da nossa secretária executiva da área, Andreza, eu quero agradecer a todos que se mobilizaram por este projeto, inclusive à nossa equipe de engenharia. Daqui a seis meses estaremos todos de volta para inaugurar e celebrar este momento histórico. Durante a execução da obra, o hospital continuará funcionando normalmente e, quando esse segundo módulo ficar pronto, iremos interligar os dois e cumprir com mais um compromisso que firmamos lá atrás, que é ter o primeiro hospital público 24 horas da nossa cidade para atender aos nossos animais”, declarou o prefeito durante a vistoria da obra.
A secretária executiva dos Direitos dos Animais, Andreza Romero, também estava presente e expressou a sua satisfação com a intervenção. “O hospital já está funcionando nos fins de semana, das 7h às 13h, mesmo com as obras a todo vapor. Eu só tenho a agradecer ao prefeito pela sensibilidade em relação à causa animal, que tem demandas muito antigas na cidade”, disse ela.
Atualmente, o Hospital Veterinário do Recife conta com quatro ambulatórios, sala para triagem, bloco cirúrgico, sala de preparo, centro de diagnóstico por imagem, laboratório de hematologia e sala de fluidoterapia.
BALANÇO DO HVR - Por mês, o Hospital Veterinário do Recife realiza cerca 3,5 mil procedimentos, sendo cirurgias e consultas, entre urgência, emergência e ambulatoriais. Desde sua inauguração, em 2017, o HVR já castrou mais de 30 mil animais e, somando todos os atendimentos, realizou quase 100 mil procedimentos. [...]

Governo atende pedido do deputado Lula Cabral e inicia operação tapa-buraco na PE-28
Na manhã da última quinta-feira (13), o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), iniciou a operação tapa-buraco na PE-28, rodovia que dá acesso às praias do Cabo de Santo Agostinho. O pedido para início das obras foi solicitado pelo deputado estadual Lula Cabral, do Solidariedade, através da indicação de nº 216/2023, protocolada em fevereiro deste ano.
Além de toda a reparação asfáltica, Cabral também cobrou que seja realizada uma duplicação na estrada, principalmente diante do grande fluxo de automóveis que trafega, diariamente, em toda a rodovia. A área, que faz parte do maior trade turístico de Pernambuco, tem se deteriorado ao decorrer dos anos, dificultando o tráfego.
“A duplicação e reparação da rodovia tem não só o intuito de preservar a segurança e a vida de todos que utilizam o trecho, mas também de fomentar o turismo na área”, destacou o deputado. “Seguiremos acompanhando o andamento das obras para que os órgãos responsáveis executem o que foi protocolado. Continuarei cobrando para que o povo receba o que precisa e merece”, finalizou. [...]
