Author: Wellington Ribeiro

Aprovado parecer de Armando facilitando aumento de recursos na merenda escolar
Os pequenos municípios, principalmente, poderão ampliar os recursos em merenda escolar e na aquisição de uniformes dos alunos com a aprovação, nesta terça-feira (22), de parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto de lei que inclui as despesas com os dois itens nos gastos obrigatórios em educação. Votado na Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto segue ao exame da Comissão de Educação. “A grande maioria das prefeituras de Pernambuco será beneficiada”, assinalou Armando.
Armando explica que, como é compulsória para estados e municípios, por dispositivo constitucional, a aplicação mínima em educação de 25% do orçamento, e os gastos com merenda e uniformes estão fora dessa obrigatoriedade, as prefeituras mais carentes de recursos têm dificuldades em atender satisfatoriamente as duas necessidades.
"Por que o transporte escolar é considerado despesa com educação, mas a merenda escolar, não é?”, indaga o parecer do senador pernambucano ao projeto de lei de autoria do conterrâneo Fernando Bezerra Coelho (MDB).
Armando justifica seu parecer argumentando haver total correlação entre nutrição e desempenho escolar. “O mínimo de bom-senso é suficiente para concluir que estudantes melhor alimentados conseguem aprender mais e melhor, um efeito particularmente forte nos municípios mais carentes”, enfatiza. A inclusão dos uniformes como gasto em educação, por sua vez, completa ele, libera as famílias mais pobres para adquirir outros bens e serviços que ajudarão no aprendizado dos filhos.
Segundo o senador petebista, a computação dos dois itens como gasto obrigatório com educação trará maior eficiência e maior flexibilidade orçamentária às prefeituras e governadores. ‘É importante para prefeitos e governadores saberem exatamente o que é e o que não é despesa com educação, para que possam executar seus orçamentos respeitando a Constituição e demais normas legais”, ressalta o parecer de Armando Monteiro.
Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação [...]

Deputado Danilo Cabral apresenta emendas em defesa da Chesf
Uma das proposições tem relação direta com a transposição, estipulando, no caso da venda da Companhia, uma vazão suficiente das águas do Rio São Francisco para garantir a continuidade do Projeto.
O deputado Danilo Cabral (PSB/PE) apresentou emendas ao texto apresentado pelo relator do projeto de lei que trata da Privatização da Eletrobrás (PL 9463/18), José Carlos Aleluia (DEM/BA). Elas tratam, especialmente, da Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf).
As emendas apresentadas questionam o texto do relator, propondo a retirada da Chesf do processo de privatização. Uma das proposições também expressa a preocupação de Danilo com o uso múltiplo das águas, especialmente no processo de transposição do Rio São Francisco. Em caso de uma eventual privatização, a emenda solicita uma vazão mínima de água de 136 m³ por segundo, 24 horas por dia, em busca de garantir a transposição. “Vamos solicitar que seja assegurada uma vazão suficiente para que o projeto tenha continuidade”, explica o parlamentar.
Danilo também reapresentou a proposição que solicita que a privatização só aconteça mediante a aprovação da medida por meio de referendo popular, visto que assegura à população o direito ao voto.
Também presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, o socialista acredita que o relatório apresentado agride a transposição do Rio, que deverá desempenhar um papel cada vez mais relevante para o desenvolvimento regional, através do uso múltiplo de sua água. “A Companhia se apresenta como uma das maiores empresas do país, com um robusto sistema de transmissão e um projeto de Integração que assegura a oferta de água, até 2025 para 12 milhões de habitantes do nordeste. Tudo isso relatado está ameaçado com a privatização da Eletrobrás”, afirma o parlamentar.
Os deputados da oposição também estão em obstrução para impedir a aprovação da Medida Provisória 814, que também trata da Eletrobrás e suas subsidiárias. A medida está na pauta do Plenário esta semana, embora, segundo o deputado, haverá forte resistência. [...]

Gera do Posto apoia protestos contra reajuste do combustível
O pré-candidato a deputado estadual Gera do Posto (PROS), por ser do ramo de Transporte, dono de caminhões e proprietário da Transportadora Gera Cargas, apoia os caminhoneiros autônomos contra a política de reajuste do óleo diesel, durante a greve nacional, que hoje completa dois dias de paralisação.
Gera do Posto falou que a intenção da greve não é prejudicar a população, mas reivindicar, ao lado dos caminhoneiros, respostas em relação aos pleitos feito pela categoria, que até hoje não tiveram nenhum retorno.
“Como empresário e amigo do povo, não aceito esse aumento de impostos sobre o óleo diesel e gasolina. A população vem sofrendo com esses reajustes abusivos. A luta não irá parar até termos os nossos direitos reavaliados. Continuaremos a requerer a redução do diesel, melhoria nos fretes. Que possamos ter um frete justo para pagar nossas despesas, que hoje mal dá para pagar o diesel, e melhoria de salários para a nossa categoria; bem como a restauração de estradas e mais segurança”, cobrou Gera do Posto.
A categoria pede mudanças na politica de reajuste dos combustíveis da Petrobras e que o governo zere a carga tributária para o diesel, além de isenção da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). [...]

Deputada conduz governador em suas bases na Mata Sul
Deputada mais votada da Zona da Mata Sul, Simone Santana percorreu nesta segunda-feira (21) três municípios onde tem forte atuação, ao lado do governador Paulo Câmara, que inaugurou e anunciou obras para a região. São Benedito do Sul, Jaqueira e Palmares foram as localidades contempladas.
A programação começou em São Benedito do Sul, onde a parlamentar e o governador visitaram o ex-prefeito Fabinho, na Fazenda Betânia, após cerimônia em escola do município. Na ocasião, o governador assinou convênio para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Igarapeba e implantação do SAA Engenho Mumbuca; anunciou a instalação do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe); e reinaugurou a EREM Eloy Malta de Alencar, após reforma e ampliação.
Em seguida, a comitiva seguiu para Jaqueira onde a deputada trabalha com as lideranças Ridete Pellegrino e Amadeu, fortes lideranças locais que também receberam visita do governador. Em Jaqueira, o Governo do Estado inaugurou a quadra coberta da EREM Miguel Pellegrino e entregou à população um ônibus adaptado para o transporte de pessoas com deficiência.
A programação seguiu em Palmares, com o lançamento da edição 2018 do Programa Chapéu de Palha - Cana; a entrega de Títulos de Posse a moradores de assentamentos em Barreiros, Cabo de Santo Agostinho e Palmares; e inauguração da EREM Maquinista Amaro Monteiro. No município, Simone Santana conta com o apoio do vereador mais votado de Palmares, Júnior Leão e o Vice-Prefeito Agenaldo. [...]

Ao lado de aliados, José Humberto participa de evento em Aliança, na Mata Norte
Após cumprir uma série de compromissos durante o último final de semana, onde visitou lideranças nos municípios de Glória do Goitá e Casinhas, o deputado estadual José Humberto (PTB) encerrou a sua maratona de visitas, ontem (20), na festa em homenagem às mães no município de Aliança, na Zona da Mata Norte.
Recebido pelo prefeito Xisto Freitas (PSD), a primeira dama Carol Peixoto e vereadores aliados, o parlamentar prestigiou o evento que aconteceu no Pátio da Cultura, no Centro.
Com forte atuação na Zona da Mata Norte, José Humberto possui uma relação política histórica com Aliança, município onde sempre foi votado. Como gesto de compromisso com a população o parlamentar destinou emendas para a aquisição de três ambulâncias que já foram entregues, além de outra emenda que servirá para a aquisição de um equipamento de Raio-X que em breve deve está à disposição dos munícipes. [...]

Jorge Côrte Real: CCJ torna crime exclusão de dados de sistemas de informações públicos
Jorge desponta como um dos parlamentares mais atuantes de Pernambuco [...]

Armando se engaja no movimento em apoio à integração das PEs 630 e 615
Em reunião com integrantes da Comissão pelas Estradas de Integração do Araripe, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) assumiu o compromisso de engajar-se na luta para pavimentar as rodovias PE-615 e PE-630, que cortam municípios das regiões do Araripe e do São Francisco. O apoio do petebista foi externado nesta segunda-feira (21), na presença do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, dos deputados estaduais Odacy Amorim (PT), Socorro Pimentel (PTB) e Roberta Arraes (PSB), vereadores de municípios das regiões do Araripe e São Francisco, além de representantes do movimento, como Ronaldo Lacerda e Rosalvo Antônio. Uma das medidas que Armando adotará é articular a bancada federal pernambucana (deputados e senadores) para apoiar a iniciativa.
De acordo com Armando, é importante envolver toda a bancada pernambucana e verificar formas para financiamento das obras. A integração das PEs 615 e 630 é uma reivindicação antiga e o empreendimento vai ampliar o desenvolvimento socioeconômico da região. As obras contribuirão para ampliar as atividades dos polos gesseiro, eólico e de minério, além de facilitar o tráfego e escoamento da produção para as diversas regiões do estado e do País.
“Vou me integrar totalmente a esse movimento e quero dizer que da nossa parte faremos a articulação de toda a bancada federal em defesa desse projeto, que é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico da região, que tem como vocação as atividades do polo gesseiro e eólico. Tenho certeza de que a bancada não faltará a essa convocação”, garantiu Armando Monteiro.
A PE-630 interliga seis municípios (Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Ouricuri e Trindade) e tem extensão de mais de 110 quilômetros, passando por Trindade, Santa Filomena até chegar a Dormentes. Essa rodovia precisa de um trabalho de pavimentação asfáltica em toda sua extensão. Já a PE-615, o esforço é concluir a pavimentação de 25 quilômetros, no trecho entre os distritos de Nascente (Araripina) e Socorro (Santa Filomena).
Armando destacou ainda o movimento suprapartidário em prol da integração das rodovias. “Esse movimento nasce sob o signo da maturidade política, de poder reunir em torno do projeto interesses de todos. Quando um projeto nasce com essa força, a chance de ele se materializar é grande. Podem contar com nosso esforço”, afirmou o senador. [...]

Em Jaqueira, Paulo Câmara entrega obras do FEM e do Programa Quadra Viva
JAQUEIRA – Após inaugurar importantes equipamentos na área da educação e anunciar obras de água em São Benedito do Sul, o governador Paulo Câmara seguiu para o município de Jaqueira, também na Zona da Mata Sul do Estado, para realizar outras importantes entregas para a população jaqueirense. A primeira delas foi a nova sede da prefeitura municipal, que contou com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Na oportunidade, Paulo também deu por inaugurada nova quadra poliesportiva coberta da Escola de Referência em Ensino Médio Miguel Pellegrino, beneficiando cerca de 600 estudantes. Ainda foi entregue um ônibus para uso escolar no município.
"Temos a satisfação de inaugurar esse prédio bonito, a nova sede da Prefeitura Municipal, que vai atuar com vários serviços, ajudando muito a vida de quem demanda serviços à prefeitura e quer ter acesso ao seu prefeito. Parabéns ao município pela forma como fizeram esse prédio. Uma obra que contou com recursos do FEM e que com certeza vai dar condições melhores para a prefeitura e para toda a população aqui de Jaqueira", destacou Paulo Câmara. A nova sede da prefeitura foi instalada no prédio do antigo Clube Municipal e contou com um aporte de R$ 603 mil.
Paulo ainda fez questão de ratificar seu compromisso em trabalhar por um Pernambuco melhor e mais igual para todas as regiões. "Estamos fazendo o que precisa ser feito. Não tenho dúvidas que Pernambuco vai ser o primeiro Estado a sair dessa crise e vai olhar para a frente, ajudando o seu povo, ajudando os seus prefeitos, as suas prefeitas e, ao mesmo tempo, dando condição, emprego, renda e serviços públicos de qualidade para toda a sua população", cravou.
EDUCAÇÃO - A nova quadra coberta da Escola de Referência em Ensino Médio Miguel Pellegrino, construída através do Programa Quadra Viva, conta com uma área total de 627,00 metros quadrados, com estrutura em arco metálico e dimensões de 19 x 33 metros. O investimento da obra foi na ordem de R$ 223 mil reais. Na ocasião, também foi entregue um ônibus escolar adaptado para atender aos estudantes portadores de necessidades especiais da região.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, até o final deste ano, serão entregues um total de 200 quadras em diversas regiões do Estado. “O Programa Quadra Viva tem em seu planejamento a construção de 200 quadras cobertas em escolas. Nós já entregamos mais de 50 quadras, como é o caso da Miguel Pellegrino. Temos ainda, nesse momento, 70 quadras em construção. E até o final do ano, a gente vai finalizar com mais 80 quadras, totalizando esse conjunto de 200 quadras cobertas espalhadas pelas diversas regiões do estado. Um equipamento importante, não só para as práticas esportivas, mas também para atividades culturais da escola e também como um espaço de convivência dos estudantes", disse.
Representando toda a população jaqueirense, o prefeito Marivaldo Andrade agradeceu a parceria e o apoio do Governo do Estado. "Eu queria falar da minha alegria, hoje, por estar recebendo esse ônibus, todo equipado, adaptado para deficientes, mas também para outras necessidades das crianças. Ficamos muito felizes também por inaugurar a nova sede, um equipamento inovador, com muitos espaços físicos para atender a população e dar o conforto para que a gente possa continuar com as melhores condições de trabalho, para a nossa população e toda a nossa equipe", frisou.
Participaram do ato o deputado federal João Fernando Coutinho; os deputados estaduais Simone Santana e Aluísio Lessa; os secretários executivos Marcelo Canuto (Casa Civil) e Adilson Filho (Planejamento e Gestão); os prefeitos Josibias Cavanvalti (Catende), Altair Júnior (Palmares), Marcelho Maranhão (Ribeirão), Juninho Amorim (São Benedito do Sul), Agnaldo Inácio (Jurema), Luiz Aroldo (Águas Belas); e o vice-prefeito de Jaqueira, Luiz Henrique. [...]

Radar Político (21) – Mendonça Filho deve ser eleito senador
Nome a ser anunciado como candidato ao Senado pelo grupo oposicionista “Pernambuco Quer Mudar”, o deputado federal Mendonça Filho (DEM) tem tudo para conquistar uma das duas vagas que estarão disponíveis este ano para o Salão Azul.
Detentor de um amplo currículo político, incluindo a exitosa passagem pelo Ministério da Educação, local onde ganhou projeção nacional graças à competência com que coordenou a pasta, Mendonça Filho apresenta um favoritismo que deve surpreende os adversários. Dois pontos favorecem o democrata nesta disputa em relação aos seus prováveis oponentes.
A primeira delas é que Mendonça deverá ser o segundo voto da maioria dos prefeitos de Pernambuco, incluindo aqueles pertencentes a partidos governistas tudo isso devido a sua atuação a frente do MEC em relação aos municípios do estado. Há cidades inclusive em que Mendonça já conta não apenas com o apoio do prefeito, mas também das lideranças de oposição. A segunda é oriunda da própria Frente Popular, já que o democrata deve também ser o segundo voto daqueles que optarem por votar em Jarbas Vasconcelos para o Senado.
Com a possibilidade de união entre o PSB e PT, o que resultará na inclusão de Humberto Costa como um dos candidatos ao Senado na Frente Popular é pouco provável que o senador petista receba o segundo voto dos eleitores de Jarbas, já que o perfil de ambos é antagônico.
Com uma ampla bagagem de serviços prestados a Pernambuco, apoio de prefeitos e lideranças em todos os municípios do estado e com a vantagem em algumas equações políticas, não será surpresa alguma Mendonça Filho sair das urnas como o candidato a senador mais votado nas eleições deste ano e ainda ajudar o seu companheiro de chapa a ficar na segunda colocação.
Fazendo as contas - Uma pessoa bastante ligada a Marília Arraes acredita que a ala que defende uma candidatura própria dentro do PT deve obter o apoio de 60% dos 300 delegados que decidirão o rumo do partido no próximo dia 10 de junho, no Encontro estadual da sigla. Por sua vez, o senador Humberto Costa, ligado a CNB, corrente majoritária dentro da sigla, calcula que tem chance de levar a maioria dos delegados a decidirem pela união com o PSB.
Pra servir de escada 1 - É grande o otimismo por parte dos deputados estaduais do PSB quanto à possibilidade de aliança com o PT. Para muitos parlamentares socialistas esta seria a tábua de salvação para a renovação de seus mandatos, já que também esperam uma coligação proporcional com o Partido dos Trabalhadores.
Pra servir de escada 2 - Com exceção do deputado Odacir Amorim e do pré-candidato Doriel Barros que possuem potencial para ultrapassar a barreira dos 45 mil votos, os demais candidatos do PT serviriam de calda em uma coligação com o PSB para deputado estadual.
Ribeirão - Após pegar uma verdadeira herança maldita do ex-prefeito Romeu Jacobina, o prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão (PSB), tem conseguido restabelecer a saúde financeira do município e imprimir um ritmo de trabalho muito bom em sua gestão. Hoje Maranhão recebe o governador Paulo Câmara no município para inaugurar uma Academia Pernambuco, assinar a Ordem de Serviço do campo de futebol e construção de quadra poliesportiva, inaugurar a requalificação do Parque Esportivo da Vila Cohab.
Homenagens - Uma das apostas do PPS para a Câmara Federal, o empresário André Carvalho, está sendo homenageado por familiares e amigos em outdoors espalhados pelos municípios da Região Metropolitana do Recife. Com grande inserção no seguimento evangélico graças a sua atuação a frente da Rádio Maranata FM, emissora líder de audiência neste público, André tem amplas chances de recuperar a cadeira que tempos atrás foi ocupada pelo seu pai, o ex-deputado federal Salatiel Carvalho.
Esticando as pernas – Em ritmo de pré-campanha o deputado estadual José Humberto (PTB) tem mantido uma intensa agenda de visitas às bases. No final de semana o parlamentar se reuniu com o ex-prefeito Dr. Miranda (Glória do Goitá) e participou de eventos ao lado da ex-prefeita Rosineide Barbosa (Casinhas) e do prefeito Xistos Freitas (Aliança).
Na dúvida - Filiada ao PRP, Edlene Gomes, primeira dama de Escada, anda dando sinais de que deve entrar na disputa por uma cadeira na ALEPE. No município quem também avalia candidatura é a ex-deputada Mary Gouveia que está filiada ao PSC de André Ferreira. Já o ex-vereador Cara Veia (PROS) e o comunicador Dr. Gatão (AVANTE) estão a todo vapor colocando o bloco na rua. Ambos são pré-candidatos a deputado estadual.
Pesquisa - Está prevista para amanhã (22) a divulgação de mais uma pesquisa de opinião sobre a corrida presidencial. Ao custo de R$ 183 mil o instituto Ipsos apresenta o resultado de mais um levantamento. Além dos nomes tradicionais como Bolsonaro, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes, Boulos e Lula, a pesquisa também incluiu na relação nomes como os dos ministros Gilmar Mendes e Carmem Lúcia, além do juiz Sérgio Moro. Estes três últimos sequer possuem filiação partidária, por esta razão estariam impedidos de disputar, no entanto a intenção é sondar como anda o sentimento do eleitorado quanto aos perfis que cada um deles apresenta.
[...]

Marília Arraes recebe apoio em evento realizado neste domingo, no Recife
Com caravanas vindas dos mais diversos municípios do estado, apoiadores das candidaturas de Lula à presidência e Marília Arraes ao Governo do Estado lotam o Clube Internacional, no Recife, na manhã deste domingo (20).
Com discursos inflamados correligionários e simpatizantes da candidatura da petista à governadora não pouparam críticas àqueles que defendem uma aliança com o PSB.
Um dos momentos que marcou o evento foi quando o nome do senador pernambucano Humberto Costa foi citado. Em tom de reprovação a multidão levantou vaias e gritos de protestos dando um sinal claro de que a atitude do senador petista em levar o PT para uma aliança com o PSB é reprovada pelos militantes do partido.
Escrito por Wellington Ribeiro [...]
